28/02/2007

Top 10 do Spiel Portugal em 02-2007

O Top 10 é algo que tem tendência a sofrer alterações. Com a chegada de jogos novos e com a revisão mental que vamos fazendo aos jogos já jogados.

No final do mês de Fevereiro o nosso Top 10, baseado nas notas e classificações introduzidas no BGG é o seguinte:

1 - Liberté

2 - Die Macher

3 - Antike

4 - Perikles

5 - Power Grid

6 - Tigris & Euphrates

7 - Ys

8 - Puerto Rico

9 - Princes of the Renaissance

10 - Here I Stand


Este Top foi criado de acordo com as presenças dos jogos nos nossos Top 10 individuais.

14 comentário(s):

soledade disse...

Nesta actualização de top temos algumas surpresas:

1. A grande entrada no top 10 do Spiel, da qual sou o grande responsável, o Here I Stand.

2. A subida bastante acentuada de Antike, essa maravilha de jogo, de 7º para o 3º lugar.

3. Uma das grandes descidas é protagonizada por Caylus que abandonou o top 10 e, dificilmente, regressará.

Costa disse...

Volta CAYLUS, volta... és TÃO MELHOR que o PoR...

BrainStorm disse...

Aí tb te dou razão Costa... mas a matemática não falha.

Para o próximo Top teremos novidades na fórmula de cálculo.

Lembrem-se de manter as notas actualizadas no BGG.

Unknown disse...

Porquê o Here i stand e não o Twilight struggle ?

Matemática esquisita...

O caylus não volta.

O perikles é melhor que o Antike (não muito, só um bocadinho...)

Também gosto do Byzantium...

BrainStorm disse...

Com a nova fórmula o Caylus volta... se ninguém alterar as notas, claro.

O Twilight está 3 pontos atrás... em 11º :P

O 5º lugar atribuido pelo Paulo tem muita influência.

Hugo Carvalho disse...

Estes tops é que são precisos.
Noto no entanto a falta de Imperial. Deviam dar uma segunda oportunidade, até porque pelo que me pareceu jogaram com uma regra mal que por sinal é bastante importante. Posso estar a exagerar, mas arrisca-se a ser um dos melhores jogos da década.
Qto ao Perikles gostei muito da parte Area Control, mas achei os ultimos 20 minutos um festim de lançamento de dados pelo que ando, em consequência disso, bastante dividido. Mas só joguei uma vez!

BrainStorm disse...

@Hugo:

Nós já jogámos o Imperial com a regra correcta. O jogo melhorou muito, mas mesmo assim acho que continua a ser muito tempo para o que se retira dele. Não estou a dizer que seja um mau jogo, mutio pelo contrário. Aliás a nota que lhe atribui é superior à média do BGG, mas mesmo assim não entra no meu Top 10.

O Imperial só não está cá porque curiosamente não está no Top 10 de nenhum dos 4. O problema destes Tops é que são limitados.

zorg disse...

Por curiosidade: quanto tempo é que demoraram/costumam demorar nos vossos jogos de Imperial?

É que, como a condição de fim de jogo está completamente dependente das acções dos jogadores, a minha experiência é que o tempo de jogo vai diminuindo significativamente à medida que se vai aprendendo a jogar melhor.

BrainStorm disse...

O nosso segundo jogo foi bastante mais rápido que o primeiro, isso é certo. Não te consigo dizer se foram 2, 3 ou 4 horas... tenho a sensação que rondou as 3 horas, mas sem grandes certezas.

soledade disse...

Três horas. Mas com muito xixizinho e cerveja pelo meio.

Costa disse...

Novo top10, actualizado a 05/03/2007, já com a nova fórmula desenvolvida pelo Carlos (e que eu subscrevo totalmente):

1 - Liberté (8.900)
2 - Die Macher (8.700)
3 - Tigris & Euphrates (8.550)
4 - Perikles (8.500)
5 - Antike (8.425)
6 - Power Grid (8.375)
7 - Puerto Rico (8.250)
8 - Ys (8.125)
9 - Here i Stand (7.645)
10 - Caylus (7.500)

Unknown disse...

Basta ter atenção ao meu top para perceber que não está bem...

Viva a ditadura da Matemática!

Ps-já agora como é q um jogo que nunca foi jogado e cotado por alguns aparece no top?
Como é que um jogo q nem no meu e de outros top 10 está, aparece no top muito bem cotado?
As formas de pontuação são diferentes ... eu não dou 9 e 10 a torto e a direito... como tal o único factor em comum deveria ser o top 10 de cada um e nunca as pontuações...
Enfim...

Mas o 3º turno do outro é mesmo bom!!!!! até me admira que não apareça no top...

soledade disse...

Preciso de rever essa fórmula. O Carlos já me explicou mas não me lembro. Ainda assim, o top é mensal, portanto, o que vigora é o que está postado. No fim do mês se vê.

Mas acho que concordo com a fórmula, desde que esta não seja baseada nas classificações e sim nos tops pessoais de cada um. Eu explico. Alguns jogos têm a mesma classificação que outros mas não entram no meu top 10. Porque eu não os prefiro.

PS

Costa disse...

@Paulo
Eu só considerei jogos que ESTÃO nos nossos top10 individuais e mais nenhuns.

@nuno
Para que conste amigo... eu NUNCA joguei o HERE I STAND que ocupa o 10º lugar no top "oficial", logo não vejo qualquer diferença entre um critério e outro.
Quanto ao DIE BAUMEISTER VON ARKADIA, acho que nunca chegará a este top, portanto o teu sarcasmo é claramente desnecessário...

Based on original Visionary template by Justin Tadlock
Visionary Reloaded theme by Blogger Templates

Visionary WordPress Theme by Justin Tadlock Powered by Blogger, state-of-the-art semantic personal publishing platform