Após um mês onde experimentámos alguns jogos, mas em que principalmente jogámos alguns jogos já experimentados, o nosso Top permaneceu inalterado. Claro que um Top depois de experimentados os clássicos, tende para uma certa estagnação. Mesmo sendo um Top feito a partir de 4 Tops independentes, as modificações não são constantes, e mesmo por ser feito a partir de outros, não é uma pequena alteração que mudará o Top do blog, a não ser que seja algo de muito radical.
No final do mês de Março o nosso Top 10, baseado nas notas e classificações introduzidas no BGG é o seguinte:
1 - Liberté
2 - Die Macher
3 - Antike
4 - Perikles
5 - Power Grid
6 - Tigris & Euphrates
7 - Ys
8 - Puerto Rico
9 - Princes of the Renaissance
10 - Here I Stand
O encontro no Porto acabou por se revelar um insucesso em termos jogos novos. De todos os que foram jogados, o ChinaTown acabou por ser o que nos cativou mais. Por outro lado, pelo menos para mim, o Tikal foi uma desilusão, o que fez com que o jogo tenha saído da minha whislist. Não é que o jogo seja mau, mas eu estava à espera de muito mais.
Até para o mês que vem.



12 comentário(s):
Eu gostei do Torres...
Quanto ao top... pois é isso... tá melhor agora... mas vocês sabem o que eu penso... O Salazar também ganhou o melhor português de sempre...
Nao vos cheguei a perguntar: gostaram do Torres? É menos interactivo e menos temático, mas tem bem menos dowtime que o Tikal.
O Torres, para mim é um jogaço. é talvaz um dos meus preferidos. A unica coisa que lhe aponto é que no último terço as jogadas tendem a abrandar devido ao estudo das possibilidades de modo a maximizar os scores. Fora isso, jogaço!
Acabei de comprar o Tikal, via recomendações BGG, e, de repente, deparo-me com 2 reacções negativas (soledade e brainstorm). Quais são os principais aspectos negativos que vocês encontram no jogo?
Abraços!
Eu gosto deste top. É, mais ou menos, o meu. E não tem Caylus! (Costa e Carlos - :P)
Tenho mdo que no mês que vem não haja alterações. Somos eurogamers e já jogámos os melhores que existem. A não ser que o Age of Steam ou o Antiquity sejam experimentados. São os únicos que antevejo como potenciais clientes...
Hugo, o Tikal, como já te disse, não faz sentido. Gostei muito mais do Torres. O Torres é "mais visto" mas funciona melhor, apesar de não ser tão polidinho quanto o Tikal. O Tikal faz lembrar aqueles filmes dos quais se diz que são espectaculares, deliciosos, obras primas mas... não tem argumento. O jogo não faz sentido. Ponto.
Nota: é a minha opinião. Muitos geeks não acham nada disso, como sabes.
O Caylus n está... mas é mais jogo que alguns dos que ali estão Paulo... e tu sabes isso :P
Este Top faz-me lembrar o Top dos singles mais vendidos na década de oitenta em Portugal. Ainda recordo com saudade o "I just call to say...i love you" do Stevie Wonder que esteve no primeiro lugar um ano...
Quanto ao Tikal, não o joguei mas já vi jogar e, parece-me, que o problema do jogo é que o downtime é imenso. Eu pura e simplesmente não me atrevo a jogá-lo com certas e determinadas pessoas. Não me apetece estar 20 minutos à espera para fazer uma jogada.
Se estão a preparar uma joga de Age of Steam e Antiquity é bem natural que haja novas entradas.
Concordo com o BrainStorm, um top sem Caylus é um bocado estranho. Mas gostos são gostos. Eu até não posso falar muito porque um dos meus jogos preferedidos é o Formula Dê...
@Brainstorm
Não há jogos "menos jogos" no nosso top que Caylus. Quer dizer... também se pode ver pelo prisma dos geeks que acham que Liberte, Die Macher, Perikles, P o Renaissance, Antike, Here I Stand, Ys e Power Grid são PIORES que Caylus...
@Hugo
O Tikal pode não ter muito downtime porque a interacção é quase nula. Haverá muito boa gente que acha que tem interacção. Mas não tem. É assim uma coisa meio híbrida, disfarçada de interacção, que só jogando é que dá para perceber. Portanto, quando nós nos apercebemos disso, começámos a jogar sem perder muito tempo. Ou seja, a preparar as jogadas com alguma antecedência. Se eu o voltasse a jogar acho que não demoraria mais de uma hora. Mas não volto!
@vch
O Torres, ao contrário do que tu achas, para mim, é MUITO mais interactivo que o Tikal. E tem a vantagem de não ter pontuações estúpidas!
Eu já joguei Torres e Tikal e também gosto mais do Torres (que também foi o único que acabei por comprar).
No entanto, não achei o Tikal assim tão mau. :)
No fundo é (mais) um area majority, combinado com uma espécie de jogo de corridas e alguma estratégia. Tem, de facto, o defeito do AP (10 action points para gerir implica uma árvore de decisão larguíssima para analisar a cada jogada) o que o torna pouco adequado para jogar com determinadas pessoas (vocês sabem quem são). No entanto também tem decisões interessantes, componentes bons (e bonitos) e alguma profundidade táctica e estratégica. Eu dar-lhe-ia um 6, com 3 e 4 jogadores e talvez um 7, com 2.
Mas pronto, a minha opinião também vale aquilo que vale, porque eu gosto bastante do Caylus. ;)
@Zorg: É isso, dá-lhes na cabeça. Eles n gostam do Caylus por causa dos diferentes métodos de pontuação. Se tiver mais que um eles ficam com a cabeça em água...
No fundo, mas lá bem no fundo eles queriam era jogar risco e monopolio :D
O Caylus não presta !
Pronto. Já disse...
Para mim o CAYLUS continua a ser um dos melhores jogos que já joguei. Digam o que disserem é um GRANDE JOGO! Muita interacção, muitas opções e tudo isto num pacote bem bonito, diria até dos mais bonitos que já vi.
Em relação aos jogos que para aí falam, o único que me interessa experimentar é o TORRES.
CAYLUS!
CAYLUS!
CAYLUS!
CAYLUS!
CAYLUS!
Obrigado pelos comments sobre o Tikal. Vou ter que jogar para me decidir. Como jogo bastante a 2 vou "comprar" a opinião do Zorg.
Abraços
Enviar um comentário