
2 Meses e 50 jogos depois é chegada a hora de fazer mais um apanhado dos vencedores.
Primeiro… 50 jogos em 2 meses é obra. Durante estes 2 meses jogámos 28 jogos diferentes.
Jogos
A lista de jogos mais jogados foi a seguinte:
Agricola - 10
The Princes of Machu Picchu - 5
Liberté - 4
Nefertiti - 4
Só estes jogos representam quase 50% do total de jogos, e o Agrícola sozinho representa 20% do total. Está em grande ;)
Jogadores
Nestes 2 meses conseguimos angariar alguns jogadores novos. Fomos no total 9 os que estivemos presentes numa ou noutra ocasião, sendo que a nossa “aquisição” mais permanente não se juntou a nós nestas contas, falo obviamente da Squirrel Girl.
A tabela de participação é a seguinte:

O destaque vai para o Paulo, com 100% de participação. Eu não tenho uma maior participação pois numa noite éramos 6 (um recorde?), e eu e o Paulo Inácio isolámo-nos para jogar um Twilight Struggle.
O Costa e o Nuno é que desceram bastante o seu nível de participação.
Vitórias
Quanto ao número de vitórias… bem, aqui os valores são em tudo semelhantes aos primeiros 50 jogos.
.
Eu voltei a ter uma percentagem superior a 50% :D
O Paulo e o Nuno trocaram de posição e de percentagem de vitórias, embora o número de vitórias do Paulo seja bem superior às do Nuno.
O Nuno parece ter ultrapassado o trauma Costa, e já obteve algumas vitórias com o último presente. O Costa manteve o seu número de vitórias em duas. Um elemento regular, portanto. Quanto aos restantes vencedores, temos o Mexia com 1 vitória e o Paulo Inácio com outra, se bem que vozes mais contestatárias pretendiam retirar-lhe esta vitória na secretaria, pois foi obtida no Mordred.
Já que estamos nos números, podem observar que existem mais vitórias que número de jogos, isto deveu-se a um empate para o primeiro lugar no mítico Kaivai… jogo aliás, que segundo sei, já foi mesmo :P
Análise Global
Nos 100 jogos disputados, temos então a seguinte contabilidade:

A subida do Paulo para o segundo lugar é a nota de destaque.
Nestes jogos todos jogámos 25 jogos que estão actualmente no nosso Top10. Ou seja em cada 4 jogos que disputamos 1 é do nosso Top10, uma boa média.
Se analisarmos apenas estes jogos, obtemos os seguintes números:
Carlos - 16 vitórias
Paulo - 7 vitórias
Nuno - 2 vitórias.
Sendo assim fica que o Costa nunca venceu um desses jogos e o Nuno tem alguma dificuldade. Há que dizer que o Costa apenas entrou em 6 partidas destas, pois muitos destes jogos são jogados ao sábado, quando ele não está presente (Brass, Liberte e Agrícola).
A modéstia não me permite continuar a escrever… até uma próxima ronda de resultados.


9 comentário(s):
Bem, agora ao ver os jogos que jogaram ultimamente reparei que já estão a experimentar o último do Mac Gerdts. Nem de propósito. Ainda ontem voltámos a pôr o Imperial na mesa e foi uma sessão do caraças. Foi um jogo muito equilibrado e cheio de entusiasmo. Demorou 4 horas (havia estreantes)mas valeu cada minuto. Já me tinha esquecido de quanto era tão bom o raio do jogo.
Mas escrevi para vos fazer uma pergunta. Tenho reparado, pelo menos nos últimos jogos que fiz de Imperial, que o tipo que ganha é sempre aquele que compra a última acção. Pode ser coincidência, mas encontro aqui um padrão. Venho perguntar-vos se vos acontece o mesmo.
Já agora, o que podem adiantar do machu Picchu.
Boas Hugo... Quanto ao Imperial, o que se pode dizer, é que se não houver um país que esteja mais destacado na contagem e seja previsivel qual deles é que irá terminar o jogo, a compra da acção nº 8 desse país pode dar uma vantagem, pois são mais 15 Milhões no final.
Se não for assim tão obvio qual deles irá ganhar, acho que o que vos tem acontecido é pura coincidência. Eu nunca reparei sequer nisso.
quanto ao Machu Picchu... tens uma preview feita pelo Paulo ao jogo... http://spielportugal.blogspot.com/2008/08/os-prncipes-de-machu-picchu-preview.html passa por lá ;)
Oyas Hugo, o PoMP é um jogo especial, tem algumas semelhanças com o HAMBURGUM, mas sem o rondel.
Na práctica vais activando acções, através da motivação de um peão no tabuleiro (lindíssimo, por sinal) num estilo novo, a que podemos chamar de "worker movement". A preview do Paulo sobre o jogo aqui no blog é capaz de ser suficiente para te explicar o jogo.
De resto o que te posso dizer é que o jogo é muito bom :p
Aquele abraço
É capaz de ser coincidencia.
Alias eu é que reparei nisso. Nos meus ultimos 3 jogos o ultimo jogador a poder comprar uma tile antes do jogo acabar ganhou.
Mas também foram jogos muito equilibrados.
O Machu Picchu é um jogo do catano! Vais ver que sim.
Quanto ao Imperial também não reparei ainda nessa coincidência. Já ouvi dizer que é, relativamente, recorrente, mas nós por aqui, talvez por causa do que o Carlos disse, nunca encontrámos esse paralelismo. O Imperial é uma experiência à parte de tudo. Um jogo soberbo!
Quanto às vitórias do Carlos, nada a dizer.
Eu acho que temos todos de nos unir e acabar com elas... lenta e dolorosamente.
Também é verdade que falta aí uma nota sobre regularidade. Eu não ganho muito mas, ao contrário de muitos, normalmente, ando na peugada :P
Só quero chegar aos 26% ...
Eu não quero estar na peugada "a la visconde de alvalade" quero jogar bonito "a la Reyes" ...
A estatística devia incorporar o 2ºlugar com acesso à pré eliminatória da champions...
Uma tristeza. Então conseguem juntar 6 jogadores e em vez de jogarem o JOGO vão jogar TS?
P.S. Não é de admirar que o carlos tenha 50% de vitórias, é o único que treina com a malta de lisboa. :)
Mas o estranho é que o vosso hércules, no outro dia, assim que se falou em jogar o JOGO, meteu o rabinho entre as pernas e ala que se faz tarde. Lol
@Vital: Percebo que estejas incomodado por ter levado uma coça das antigas no Brass, mas s´´o tens que te queixar de ti próprio... tu é que cometeste o erro de ficar sem dinheiro para 2 turnos seguidos.
Quanto ao AoS.. como te disse, não é jogo que me agrade assim tanto como a ti, além disso vocês começaram a jogar às 11 da noite e não sei se já te ocorreu, mas há pessoal que trabalha no dia seguinte, e que não o faz por conta própria em que entra às horas que quer e pode até entrar de pijama :P
Quanto aos 6... um era totalmente novato.. não podia joar AoS... que tu bem sabes não é o JOGO... o JOGO é o Imperial :D
Imperial é o jogo!
Ontem joguei Nefertiti e achei bastante engraçado. Simples mas com alguma estratégia.
Enviar um comentário