30/12/2008

Senatus

Nesta edição especial o Semáforo muda de nome, para Senatus. Isto, porque esta semana jogámos o Sylla. E para começar bem... cá vai:

O vermelho da semana vai mesmo para o Sylla. Mais uma vez, convém explicar que o vermelho não é para o jogo em si, mas para a experiência. Sendo que eu era o único que estava a jogar o jogo pela primeira vez, esta foi uma experiência má, isto porque aparentemente era o único ali que não tinha uma mapa de Roma Antiga, e andei completamente perdido... primeiro sem cubos e cheio de Senadores, quando dei a volta, percebi que naquela altura o fundamental eram os Senadores. Se não era isto, percebi o jogo completamente ao contrário o que só me vem dar mais razão na escolha. Para a próxima será melhor... ou então não ;)


O amarelo desta semana vai para o Shogun. O jogo continua a ser muito bom, mas a aleatoriedade do jogo, nomeadamente o arroz perdido no inverno e as províncias que por falta dele entram em revolução, podem gerar algum "desconforto". A torre de cubos, também acaba por não ser os "dados com memória" que o povo tanto fala, pois nem sempre no final as coisas ficam equilibradas. Mesmo assim é sempre um BOM jogo e por isso merece ser jogado. É daqueles tipos de jogos que vão à mesa 1-2 vezes ao ano. Não mais que isso, mas que mesmo assim estão sempre no nosso subconsciente como uma boa opção.


O verde vai directo para o Liberté. Continua a fazer as nossas delicias, e em fim de semana em que jogámos 8 jogos diferentes, este acaba por ser mesmo a melhor experiência. Não é um jogo de grande engenhos tácticos, que não é. A sorte das cartas pode ditar o resultado final, que pode, mas... É sempre uma garantia de 1,5 horas agradáveis e bem dispostas.
Não há fim de noite melhor que ver um General do nosso adversário guilhotinado, ou um apoiante da Realeza emigrado. E nós já sabemos que quando eles vão para a mesa o fim deles é sempre esse, não há volta a dar ;)


Um BOM 2009. Cheio de jogos ;)

3 comentário(s):

Cacá disse...

Bem... estou mais para desejar um FELIZ 2009 para os amigos do que para falar dos jogos...

Então rapidinho: Liberté tá pronto para ser jogado, só faltou oportunidade ainda, mas todos sempre falam tão bem dele que vou acabar arrumando um tempo na marra... Sylla ainda tá na lista e o Shogun joguei uma vez e não gostei...

Enfim, aqui do Brasil fica o abraço aos amigos do Rede de Jogos, Spiel Portugal, Jogo Eu, Dream with Boardgames todos amigos que fiz esse ano e espero conhecer pessoalmente dentro em breve...

Aquele abraço carioca à todos..

Costa disse...

@cacá
Amigo, daqui do nosso cantinho vai um grande abraço para ti e para todos os nossos amigos brasileiros que partilham connosco esta paixão. Que 2009 nos traga muitos e bons jogos :p

@Ao resto da malta
HAPPY NEW YEAR :)

Quanto ao Semáforo!
Ficam boas impressões do CHICAGO EXPRESS, POWERBOATS e GREAT WALL OF CHINA.

Até pró ano!!!

soledade disse...

Grande abraço Cacá.

Quanto ao semáforo desta semana, e baseando-me nesta selecção de fim de semana, faria algo parecido mas com um vermelho no Chicago Express. Digo isto, mesmo sabendo que, provavelmente, foi o melhor jogo que jogámos. O jogo correu-me demasiado mal para que o pudesse aproveitar. Foi uma experiência muito negativa em que eu fui o principal culpado.

O Shogun tem tanta aleatoriedade que é assustador. Quando o voltar a jogar já sei: muito dele não depende de mim. O facto de pensar que poderia controlar o jogo de outra forma fez-me não gostar da experiência assim tanto.

Bom ano e bons jogos.

Based on original Visionary template by Justin Tadlock
Visionary Reloaded theme by Blogger Templates

Visionary WordPress Theme by Justin Tadlock Powered by Blogger, state-of-the-art semantic personal publishing platform