03/12/2008

Top 10 - Mês de Novembro

E Essen não fez furor...

Pois é, jogadas algumas das novidades que vieram na bagagem de Essen, parece que temos que concordar com a maioria das vozes, e este NÃO É definitivamente um GRANDE ano.



Nem um jogo dos que vieram de Essen entrou no Top, e diga-se quem nem um chegou lá perto. Posto isto, o Top:

1 - Brass
2 - Imperial
4 - Liberté
3 - Agricola
5 - Age of Steam
6 - Twilight Struggle
7 - Power Grid
8 - 1960: TMotP
9 - Shogun
10 - Pandemic

Novo no Top, só mesmo a entrada do Pandemic, por troca com o Indonésia. O Liberté recuperou um lugar no pódio, por troca com o Agricola, que tem vindo a perder gás e tempo sobre a mesa.

Nãoi prevejo grandes alterações no futuro, mas nunca se sabe.

20 comentário(s):

Unknown disse...

O nosso Zandinga brainstorm não prevê alterações !

Mas a foto do Liberté é linda !

Ah jogo do catano !

Cacá disse...

Finalmente terminei minha versão caseira do Liberté, agora sim vou poder jogá-lo e ver se é isso tudo.. hehehehhee..

Abraços do Brasil...

BrainStorm disse...

@nbs: Se eu quiser não há mesmo alterações. Sou eu que faço o TOP :P

@Cacá: O jogo é muito bom, mas não tenhas as expectativas muito altas. Ou seja, eu gosto muito do jogo, mas ele é especial se jogado com o Soledade e o #nbs#... jogado com mais jogadores (pois o ideal do jogo nem é a 3, segundo o BGG)ou com outros jogadores já não é a mesma coisa ;)

É o "nosso" jogo.

ViceMan disse...

Boa tarde a todos,
Sigo o vosso blog com grande assiduidade,e maior prazer, e gosto muito de jogos de tabuleiro. Tenho alguns na minha chafarica (PR,PG,TwS,El Gr) mas infelizmente não costumo convecer o meu pessoal a jogar tantas vezes quanto eu gostaria. Mesmo assim já meti na cabeça gastar mais uns cobres em + 4/5 joguitos :) (o vicio é tramado..) sendo que um deles tem forçosamente de versar sobre ferrovia. E aqui reside a questão fulcral do meu post: Railroad Tycoon ou Age of Steam?? (sendo que este ultimo n sei onde comprar...).
Aguardo ansiosamente opinão iluminada de vós, mentes sábias! :)

P.S.: Peço desculpa pelo alongar do texto.

BrainStorm disse...

Olá ViceMan, obrigado pelo "acompanhamento" e pelo voto de confiança.

Quanto à tua questão... Sem duvida que a aposta será o Age of Steam. O problema é que o Age of Steam está out of print e os que se encontram são MUITO caros. Pelo que percebi no teu caso também o teu grupo não é muito "experiente", e nesse caso, aconselho-te mesmo o RailRoad Tycoon. O AoS é um jogo muito puxado e por isso o RailRoad Tycoon sendo mais leve é mais fácil de se jogar e de "agarrar" audiências.

Espero que tenhas ficado esclarecido.

Abraço e boas jogatanas ;)

Anónimo disse...

Pelos vistos vai voltar em 2009 sob o nome "Steam" e editado pela Mayfair Games.

ViceMan disse...

O "voto de confiança" é inteiramente merecido, logo não precisa de agradecimentos. :)

Quando ao teu esclarecimento, vem um bocado de encontro à ideia que eu já tinha sobre os dois jogos, depois de muito ler o que vcs escrevem e o que é escrito no BGG.

Muito obrigado pelo conselho!

Abraço

soledade disse...

O ano está a ser mauzinho no que toca a novidades. O melhor ainda será o Dominion (dentro do médiozinho). O PoMPicchu, mesmo que só jogado em protótipo, está seguramente no pódio de Essen. Mas ainda é cedo para especular. Falta muita coisa ainda.

Cacá
O Carlos tem razão. Não fiques com as expectativas muito elevadas em relação ao Liberté. É um jogo muito especial.

ViceMan
Bem-vindo sejas! O Age of Steam é muito melhor para gamers como o Carlos disse. Para menos experientes o Tycoon será mais interessante. Tem uma produção muito melhor, tens de arranjar uma mesa tamanho litro para o conseguires jogar mas é bonito o sacana.
O Johnny tem razão, o Steam será reeditado pela Mayfair este ano. Mas para começar, vai pelo Tycoon.

Unknown disse...

Não consigo perceber bem que se passa por Leiria este ano. Ou eu não estou a ver bem ou umjogo como o pandemic está no top em detrimento de jogos como o Le Havre, o Confucius, ou mesmo o After de Flood. Até o Stell driver é melhor que o pandemic.
hmmm.... Eu sei que o carlos está a ficar velho e já não aguenta jogos com mais de duas horas... também tu Soledade? LOL

BrainStorm disse...

Amigo Vital... se não fosse eu o Pandemic até estava bem mais acima, aparentemente sou o único que não gosto do jogo.

Quanto aos outros jogos que mencionaste, só joguei o Le Havre, e já te expliquei o meu sentimento em relação ao jogo. Mas também ainda só o joguei uma vez.

Gosto muito de jogos de mais de 2 horas, desde que sejam interessantes. Aliás os meus ultimos jogos... 4-5 vezes o Twilight Struggle, duraram todos cerca de 3 horas. Mas são jogos bons e em que parto a cabeça com questões estratégicas e não com matemática... peço 3 loans recebo 15, tenho que pagar mais 3 no final do turnos, coloco 3 tiles, transporto 2 cubos... vai-te lixar.

zorg disse...

Eu não tenho desgostado nada das novidades destes ano. :)

Nos jogos mais pesados, joguei o Confucius e achei muito bom! Complexo temático e bastante inovador nalgumas coisas. Ainda não joguei Le Havre a sério (fiz um solo, para aprender as regras), mas tenho altas expectativas.

No registo oposto, joguei Space Alert e achei brilhante e brutal (jogámos 3 jogos seguidos na noite em que o experimentámos), apesar de ser um tipo de jogo completamente diferente. Também joguei o Powerboats que passou a ser o meu jogo de corridas favorito, conseguindo aquilo que eu achava impossível e que é superar o Um Reifenbreite.

Tenho lá para experimentar o Ghost Stories, um cooperativo que tem bom aspecto - e sim, depois do Space Alert, repensei um bocado a minha posição em relação aos cooperativos - e o Mecanisburgo, que foi uma compra um bocado a arriscar, mas que eu tenho fé que seja uma boa aposta.

Do Dominion já me fartei um bocadinho. Acho que é um bom jogo, que se descobre com muito prazer, mas que se torna um pouco repetitivo e jogável em piloto automático, com alguma facilidade. Até nisso é parecidíssimo com o St. Petersburg. Para mim é exactamente o oposto do Race for the Galaxy, que não deixa uma primeira impressão muito positiva, mas depois se vai descobrindo e descobrindo e descobrindo... e quase 100 jogos depois, ainda continuo a descobrir. :)

Costa disse...

@Viceman
Se queres jogos de comboios e precisas de algo mais simples, o RAILROAD TYCOON é seguramente mais acessível que o AGE OF STEAM. Mas porque não experimentar o CHICAGO EXPRESS? A mim também me parece uma boa escolha.

@Vital
Só te digo isto amigo... O PANDEMIC é um grande jogo!

@Zorg
Não é que seja um mau ano. Mas parece-me mais fraco que os anteriores. Até ver gostei do DOMINION, do LE HAVRE, do MONUMENTS e do SUTTER'S MILL. Mas entre estes e os jogos do ano passado, vai alguma diferença.
Estou com boas espectativas para o CONFUCIOUS, o SYLLA e o GIANTS.
A ver vamos, como dizia o cego.

Unknown disse...

# Vital

Eu gosto do Pandemic ...
Não estaria no meu top 10 de sempre... mas sem dúvida no meu top deste ano...

ps-ainda falta o after the flood e o confucius para dizer se foi ou não um bom ano... até agora nada que apaixone como um brass , imperial, perikles, tribune, agricola...

Unknown disse...

É verdade até concordo convosco em relação a não ser um ano de colheita especial, para já e como já escrevi, para mim teve o le Havre, que entrou no top 10, o After the flood e o Confuius como como melhores jogos.

@nbs
é verdade fora o Le havre, nada que se compare ao Brass, ao Imperial e ao AoS. Já em relação ao Agricola, acho o le Havre estrategicamente bastante superior.

@Costa,
Já joguei o Syla, não me apaixonou, é um bom jogo mas não pertence ao top 10.

E sim o Pandemic é um bom jogo, mas não deveria constar do principal top de referência de portugal. Mas pensando melhor, vocês já tiveram o Pericles no top, :).

@Carlos
Então agora o Aos não é um bom jogo e ainda por cima desprovido de estratégia. LOL

Não tem problema podemos sempre jogar um Brass. :)

BrainStorm disse...

@Vital: tu percebeste o que quis dizer. Claro que o AoS tem estratégia, mas para fazer tanta conta venho trabalhar.

O problema (?!?!? será um problema) é que acabo por não me divertir muito a jogá-lo. em termos de design é sem dúvida um dos melhores jogos que já joguei, não tenho pejo em afirmá-lo, mas o certo é que me dá muito mais gozo jogar um Imperial ou um Twilight Struggle. Não são jogos tão "secos".

Unknown disse...

Também gosto muito dos 3 e apesar de achar a tua descrição do AoS um pouco minimalista (julgo que faltou a tensão do leilão, a crucial escolha de acções, o posicionamento das linhas, o número de links da locomotiva, a estratégia dos adversários, etc...), estás sempre convidado jogar o mapa de portugal em minha casa. :)

abraço.

haroldun disse...

Este ano, pelo que já li e vi, houve muit granizo e, por isso, as colheitas ressentiram-se :P

@ViceMan. Só para dizer que o Railroad Tycoon é jogo para pelo menos 3 horas.

soledade disse...

Eu só discordo do Inácio numa coisa. Não houve granizo, houve foi um ano pouco quente porque o número de jogos está lá, a concentração na qualidade é que não.

O Le Havre não é mau. Mas também não é essas coisas todas. Joga-se como se joga um qualquer outro jogo denso. Agora, tem uma ou duas mecânicas originais e isso é de reconhecer. Comprar e vender edifícios da cidade e à cidade ou até aquele sistema de avançar no tabuleiro (que eu não gosto particularmente). Mas tem algumas boas ideias. O tempo de jogo e a repetição é que tiram alguma pica, diria eu.

After the Flood e Confucius ainda não foram experimentados. Acho também que o Sylla não será grande espingarda.

Quanto ao Pandemic, é bom. E digo isto com a mesma verdade absoluta com que dizem que ele é mau. É um jogo que cansa ou farta ou aquilo que se lhe queira dizer. Mas é divertido. Não é para todas as pessoas gostarem. Mas a verdade absoluta é que é bom. Ou seja, da mesma maneira que dizem que é mau, repito, eu digo que é bom. E pronto! Nota: a minha mulher (e a cunhada também) quiseram jogar Pandemic algumas vezes seguidas, tipo no mesmo dia. Se um jogo não tiver mais mérito algum, terá, pelo menos, este.

O Dominion é chatarrão, sim. É bom, também (a tal verdade absoluta do que é bom ou mau) mas, para mim, é um bocadinho chato. Agora, disfarça quando jogado a 4 porque se torna rapidíssimo. Ao contrário, o Le Havre, demora para sempre e quase não jogas!

Termino a concordar com o Inácio: o Tycoon pode demorar mais tempo que aquilo que o ViceMan pretende (3 horitas).

Duarte disse...

@ViceMan só para esclarecer a questão da disponibilidade do AoS. Ele vai ser re-editado pela FRED em 2009 com as regras originais.

Paralelamente a Mayfair com o Wallace vai lançar o Steam que é um jogo muito parecido mas que irá sofrer ajustes nas regras tornando-o num jogo diferente. Estes lançamentos estão na origem da disputa pelo trademark AoS o qual foi abandonado pelo Wallace, pelo que este já não pode utilizar as regras do AoS.

O meu conselho? Compra os dois :) De preferência com a expansão Rails of Europe para o Tycoon.

Bons jogos!

ViceMan disse...

Muito obrigado a todos pelas vossas opiniões, que me esclareceram a duvidas.

Como primeiro ponto, penso que mais cedo ou mais tarde terei com certeza os dois, nesta altura, como primeira abordagem comprarei o Tycoon.

As tres horas a mim n me asustam, as minhas primeiras sessões de TwS demoraram mais e n me demoveram...

Based on original Visionary template by Justin Tadlock
Visionary Reloaded theme by Blogger Templates

Visionary WordPress Theme by Justin Tadlock Powered by Blogger, state-of-the-art semantic personal publishing platform