19/02/2009

Strip Chocolate

Numa das minhas mais que muitas deambulações pelo BGG deparei-me com este título: Strip Chocolate. Fiquei curioso. Espreitei sobre o que se tratava. Embora o meu grupo de jogos seja, em género e forma, uma espécie de "clube do bolinha" - minina não entra - achei que devia dar-me o direito de ver que jogo era esse. Aguçado pelas mágicas palavras "strip" e "chocolate", indaguei.
É que um jogo assim tem de ser indagado. Poderia ser um Knizia adaptado. Tipo, imaginem o Tigris e Euphrates com quatro líderes: mestre pasteleiro, mestre chulo, meretriz e gourmand. Cada um deles ganhava um cubo sempre que, desde que presente no tabuleiro, se colocasse no seu reino um tile da sua cor. No final, vencia aquele que tivesse mais cubos da sua pior cor. Claro que o tabuleiro seria num cenário mais prosaico, tipo um imenso canavial separado por dois varões. Ou um imenso varão separado por dois canaviais. Dá no mesmo.
Mas não. Não era um Knizia. Sujeito à minha curiosidade abri a página do jogo. O autor, para além de não ser o Knizia, nem sequer é creditado. Que surpresa! O tipo que inventou este jogo não quer aparecer e dar-se a conhecer ao mundo?! Não acredito. Deve haver aqui alguma conspiração e disputa de direitos de autor, idêntica àquela que se viu no recente "caso Age of Steam". A editora é a Schenone Specialty Foods. Depreendo que seja uma editora de comida. Não há muitas editoras de comida a publicarem jogos. Raríssimo. E o nome é muito sugestivo, também - Schenone. Posso ser só eu mas, vem-me à lembrança, com este nome, uma família Napolitana ou da máfia calabresa. Mas eu sou homem macho e isso também pode ter a ver com as minhas influências do "Padrinho". Até já conseguia imaginar um jogo tipo I'm the Boss mas com chocolate. Ou um Gangster em que a lei seca era trocada pelo audacioso abuso do chocolate. Nada disso, também. O jogo era um roll and move.
Um roll and move com chocolate. Uma vez mais, não sei se sou só eu mas, não vos vem logo à lembrança, quando se juntam as palavras roll, move e chocolate, a sensualíssima palavra que é "peganhento"?! E qual será o objectivo? Rolar um dado para calhar numa casa de comer chocolate? Ou o chocolate é só um pretexto para "aquilo" e é suposto fazermos o roll and move com a nossa parceira? Deve ser isso. Um pretexto. Mas isso faz lembrar um bocado o cinema porno dos anos 90, dobrado em espanhol, com a deliciosa frase: "has quebrado la ventana? Ahora tienes que mamar mi polla". A frase não é brilhante, é verdade, mas o pretexo é mais que suficiente. Partir uma janela, nalgumas culturas - supostamente até na de nuestros hermanos - é pretexto suficiente para jogar "strip chocolate". Quanto a mim ainda não decidi entre este Schenone Specialty Foods e o Truth, Dare or Chocolate. Hummmm, estou indeciso.

3 comentário(s):

Costa disse...

Até sou gajo para experimentar jogar isto, mas não vai ser nas nossas sextas à noite!! Levo para casa ;)

Rôla disse...

Acho preferível aquele jogo descrito num dos livros do Astérix, em que, nas festas de fondue dos romanos, se penalizava quem largasse o pedacinho de pão no caldeirão de queijo ou de chocolate! E estou a imaginar tantas possibilidades de pontuação...

Costa disse...

LOol!!
Amigo Rôla, contamos contigo no dia 27!!

Based on original Visionary template by Justin Tadlock
Visionary Reloaded theme by Blogger Templates

Visionary WordPress Theme by Justin Tadlock Powered by Blogger, state-of-the-art semantic personal publishing platform