10/12/2009

UNICEF & Tratado de Kyoto

Desculpem-me se parecer demasiado ‘activista’. Não o sou, nunca o fui e nunca o serei. São apenas pensamentos meus. A 11 de Dezembro de 1946 foi criada a UNICEF e a 11 de Dezembro de 1997 foi assinado o tratado de Kyoto por 150 nações. Este não será, propriamente, um Top 5 sobre jogos. Será antes sobre estas duas ‘coisas’ e ‘outras’. Da 1ª quase ninguém se recorda mas a 2ª anda agora nas notícias devido à tal Cimeira de Copenhaga. Serão as duas importantes? Para mim, sim e não. Aqui vai sem qualquer ordem:
Agricola – Belíssimo jogo, vencedor do prémio de Melhor Jogo do Ano do SpielPortugal em 2008. Seria bom que todos as famílias que não podem fazer da sua vida outra coisa pudessem ter uma bela quinta com tudo para criarem sem problemas os seus filhos. Eu gostaria de viver assim. É incrível que neste mundo, em pleno século XXI, morram diariamente tantas crianças por não terem aquilo que deveriam ter: comida e outras coisas
Vertigo – Um velhote e simpático jogo sobre poluição. Neste jogo se poluírmos o mundo de forma irreversível todos perdemos. É, o jogo reflecte bem a realidade. Mas eu não sou um activista do ambiente – mas faço separação de lixos -, nem sequer acredito no efeito de estufa devido às emissões de CO2 ... são antes os ciclos solares. E agora discutem-se quotas de emissões desse gás. Pois, tu estás a começar, mas já não podes emitir mais ... lixa-te, eu desenvolvi-me antes de ti, por isso agora respira o meu CO2. E além disso: ouve, eu já enchi a minha fossa de CO2, alugas-me a tua sanita?
Brinquedos/jogos para crianças – O BGG está cheio disto. Eu, enquanto criança, e agora adulto, nunca me pude queixar da falta de brinquedos e de jogos. Os meus pais, felizmente, sempre me deram aquilo que puderam. É por isso que por aqui ando a escrever disto. Agora, quantos pais gostariam de fazer o mesmo e não podem? Chega o Natal e o que é que se vê por aí? Que merda de mundo é este? Graças a Deus que as crianças, as que o podem ser, sempre serão crianças e, de um ou de outro modo, sempre serão capazes de criar as suas brincadeiras/jogos.
FC Barcelona – Não gosto deste clube. Mas há que reconhecer que é uma grande instituição. Teve o mérito de nunca recorrer à publicidade no seu equipamento até que teve o mérito de fazer publicidade gratuita no seu equipamento à UNICEF. Mais uma vez, não sou activista nem quero ser hipócrita: nunca contribuí nem contribuirei para a UNICEF. Já pago, e bem, os meus impostos. Isso cabe aos governos de todo o mundo. Por isso o jogo seguinte é:
Ideology – Já tenho este jogo, ainda não o vi e se calhar não presta para nada. Mas é sobre ideologias que andam por aí neste mundo. E é precisamente esta abundância de ideologias que leva a muitas destas misérias. Temos telemóveis, temos internet, somos hi-tech, viva o avanço tecnológico, viva a maçaroca, temos tudo ... alguns, outros alguma coisa e muitos nada. E o que somos? Um nada em constante guerra ... de ideologias. Desde a ‘revolução’ da Renascença que a Humanidade não olha para si mesma e avança para outro estágio de desenvolvimento ... humanista!
P.S. Neste tema caberia aqui um outro jogo, ainda protótipo, mas o Vital Lacerda que fale disso, se quiser.
P.S.S. Desculpem os devaneios, ou efabulações, como diria o Vital :P

8 comentário(s):

Unknown disse...

Quero 12 gramas daquilo que tás a tomar...

haroldun disse...

Bem, parece que tenho fama! :P Um dia mostro-te o segredo. Mas agora só tenho 9 dessas. Hive you! :)

Unknown disse...

Dentro do tema:
Terra :
http://www.boardgamegeek.com/boardgame/8671/terra

Costa disse...

Muito bom, gostei da tua costela Garcia da Horta :p

BrainStorm disse...

Neste contexto....

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=185874

Do qual destaco:

"O futebol é uma óptima maneira de reunir as pessoas para uma boa causa e o Benfica é muito mais do que um clube de futebol e quer assumir uma componente social de grande dimensão através da sua Fundação"

Pimba...

Unknown disse...

E ainda acrescento um, que para mim é dos melhores jogos sobre o tema. O Industrial Waste.

Quanto ao CO2, anda por aí a saltar de editor em editor.

O Jogo fala do tema sim, mas de uma maneira pouco ortodoxa, pois para os jogadores conseguirem fundos para desenvolver tecnologias verdes, terão de fazer acordos com companhias de produção de energia, que utilizam combustível fossil, em troca de certificados de emissões. Ou seja uma autorização para poluir.
Mas afinal não é assim que se passa na realidade?

Se quiserem saber mais sobre o jogo, posso enviar-vos o livro de regras e se vos interessar, digam-me, que eu terei todo o prazer em mandar um prototipo. :)

Boa malha Paulinho, não te conhecia essa faceta ambientalista.

soledade disse...

O Barcelona Inácio é "més que un club"

Eu acho que os ricos deviam parar para deixar os pobres chegarem lá. Convencer um pobre que quer crescer porque tem défices sociais gravíssimos (vide Brasil) a deixar de crescer é estúpido, sobretudo se nós, os ricos, também queremos poluir muito. No meio disto há nações que se destacam pela positiva (Japão e EU) e pela negativa (USA, claro). O plano de ajudas de catrilhões da EU para os pobres é um belíssimo plano para disfarçar isto tudo. No fundo é comprar riqueza futura, uma espécie de investimento moral. Eu acho que funciona!

Entretanto, quanto ao Ideology, está lá em casa a ganhar bolor. É sábado que se joga ou quê? Já deves saber as regras...

haroldun disse...

Não sou ambientalista e não me interessam as causas sociais :|
Mas há alturas do ano em que sinto que gostava mesmo de o ser.

E agora já me passou a crise. Olhando para trás acho que a escolha destes temas foi mesmo idiota :/

Based on original Visionary template by Justin Tadlock
Visionary Reloaded theme by Blogger Templates

Visionary WordPress Theme by Justin Tadlock Powered by Blogger, state-of-the-art semantic personal publishing platform