29/01/2007

Foi bonita a festa pá...

Do alto do seu metro e picos dizia-me a minha mulher:

- “Já sabes quantas pessoas são?”

- “Já ligaste para o restaurante?”

- “Não te esqueças de…”

Tudo nasceu de uma provocação. O, agora conhecido, Vasco, lá vinha com a provocação há muito prometida: -“Então para quando esse encontro de boardgamers em Leiria?” Estava eu, muito descansadinho, a ler o nosso* Abre o Jogo quando, repentinamente, me deu um amok. Não é tarde nem é cedo. É já. Dia 27 de Janeiro, tempo mais que suficiente para organizar, em Leiria, encontro de boardgamers. Começaram a aparecer respostas de um e de outro lado do País.

Aquilo que poderia vir a ser um encontrozito, não se tendo tornado num encontrozão, tornou-se num encontro. Mas num encontro com orgulho, redondinho, de cerca de 25 pessoas. Maravilha.

Os Jogos a ferver

Estávamos combinados para as 10h30 à porta do IPJ de Leiria. Alguns atrasos depois, o meu incluído, lá íamos chegando a conta gotas. O Pombeiro primeiro, o Júlio avisava que estava a sair de Alcobaça enfim, cada um ao seu ritmo, ia aparecendo. Na sala, o Costa abria as hostilidades - “La Strada para 4. Quem quer?”

Almoço

Chegava um, chegava outro, cada um com os seus jogos em riste, a maravilhosa obra de arte do Pombeiro com o seu Battlelore, o Traum der Fabrik do Costa, um Stephenson’s Rocket do Carlos e, finalmente, a mala do Vasco. A mala do Vasco merece um tratamento especial. Não é sempre que se consegue, numa mala de ferramentas, incluir 30 jogos de tabuleiro! Vasco, vende o conceito.

A mala do Vasco

Rapidamente a sala estava preenchida. Cada um se ia acomodando como podia e queria, juntando-se ao que ia aparecendo para jogar. Criavam-se pequenas comunidades instantâneas de jogos que depois se iriam diluindo umas nas outras. Afinal, esse é o conceito e o objectivo de uma empreitada deste género.

Chegada a hora do almoço, religiosamente programada para as 12h30, lá fomos. E aqui fizemos todos um brilharete. Impecável. Parecíamos adolescentes amish tal era a organização. Pensando que não, sentar, organizadamente, 22 pessoas, mesmo adultos, não é fácil. Sobretudo porque incluía uma viagem de carro até ao destino do repasto.

Voltados ao local do estrago, as mini reuniões continuavam. Alguns terminaram os jogos que haviam deixado a meio, do período da manhã, outros começavam novas empreitadas enfim, para todos os gostos.
Os resistentes
A tarde correu por aí afora. Alguns, destemidos mas pressionados pelo tempo, tiveram de abandonar o barco. Agora restavam menos mas com mais empenho ainda - como se isso fosse possível. E, à hora do jantar, ou das pizzas, melhor dizendo, ainda éramos 19 os resistentes.

No fim da noite - ou então, se fôssemos os tais adolescentes amish, no início da manhã - e com oito valentes gamers, seis deles a jogar um King of the Elves que durou cerca de 3 horas!!!, as portas encerraram. Acho que deixaram saudades.

Do encontro guardo todos aqueles com quem privamos online e com quem nunca havia estado pessoalmente. Vizinhos de Alcobaça, com um grupo de jogos fantástico, que agora conheço. Experiências de novos jogos que adorei. E um muito obrigado à minha mulher que, para além de ter jogado – agradeço a todos quantos conseguiram o feito - foi o meu braço direito. E foi também o esquerdo.
Os salvados
*Ricardo, desculpa a apropriação do teu Abre o Jogo.

4 comentário(s):

Costa disse...

Foi uma bonita festa pá. Foi sim senhor. Deu para jogar muitos jogos e sobretudo deu para conhecer alguns dos "geeks" lusos com quem conversamos quase diariamente online.
Conhecer a malta foi claramente um dos aspectos mais bonitos do encontro. Mas claro, não podemos esquecer os jogos, que acabam por ser o elemento que nos une, uniu e voltará certamente a unir muitas mais vezes no futuro. Eu por mim, fiquei a conhecer dois novos jogos: COLORETTO (um divertido filler) e SHADOWS OVER CAMELOT, que simplesmente adorei.
Em suma, a festa foi linda e eu fazia já outra este fim-de-semana.

vch disse...

Agora que já enchi a caixa já posso começar a rodar os jogos (ou então comprar outra caixa ;-)

Então e não queres colocar algumas fotografias no abreojogo ou então pelo menos fazer publicidade ao teu blog... eu lembro-me que havia muito mais fotografias. O objectivo é ajudar à divulgação deste hobbie em Portugal.

BrainStorm disse...

Pois... foi bonito.

Unknown disse...

Fiquei contente...
Não foi o 25 de Abril... mas já foi uma revoluçãozita jeitosa...

Based on original Visionary template by Justin Tadlock
Visionary Reloaded theme by Blogger Templates

Visionary WordPress Theme by Justin Tadlock Powered by Blogger, state-of-the-art semantic personal publishing platform