Vem aí mais um Verão e logo depois chega Essen. Aos poucos vamos testando novos jogos e conhecendo cada vez melhor este mágico mundo dos jogos de tabuleiro. Aqui a malta do SpielPT sabe bem já do que gosta e o que quer, mas há sempre espaço para surpresas ou apostas pessoais. Aos poucos vamos alinhavando as respectivas "whislists" a pensar nas compras de Outono. Já ouço bocas a salivar... só de pensar nas novidades que a próxima "cold season" nos vai trazer.
Adiante...
Estava por aqui a navegar pelo BGG e resolvi investigar as novidades que aparecem nas "whishlists" individuais cá da malta do SpielPT e encontrei material com o mínimo de interesse para poder postar um artigozinho, que vá lá, no pior dos casos, será razoavelzote...

(Nuno / nbs) Vou começar pelo eterno segundo, primeiro para que pelo menos nalguma coisa o rapaz possa ser o primeiro, e segundo porque a whishlist do Nuno é a mais curta - um jogo apenas. «Mas que jogo!!» dirão muitos, TWILIGHT STRUGGLE um jogo de estratégia politico-militar para dois jogadores, actualmente no top10 do BGG e ao qual o Nuno atribui a nota 8.
(Carlos / BrainStorm)
Já o nosso Carlos tem uma lista com 15 títulos. Da sua lista destacam-se 4 "wargames" da GMT:
(Paulo / Soledade)
A lista do Paulo contém 18 títulos e os 8 mais desejados dessa lista são produções para este ano. Ou seja, prováveis lançamentos para Essen... são eles:
(Costa / fs1973)
Ao contrário dos meus ilustres amigos do SpielPortugal, eu uso a minha wishlist do BGG para pôr tudo. Por isso é que ela contém neste momento 77 títulos. Não vou falar deles todos, até porque muitos deles ainda estão debaixo do rótulo "thinking about it".
Dos restantes, aqueles que eu quero mesmo ter são precisamente uma dúzia:

(Nuno / nbs) Vou começar pelo eterno segundo, primeiro para que pelo menos nalguma coisa o rapaz possa ser o primeiro, e segundo porque a whishlist do Nuno é a mais curta - um jogo apenas. «Mas que jogo!!» dirão muitos, TWILIGHT STRUGGLE um jogo de estratégia politico-militar para dois jogadores, actualmente no top10 do BGG e ao qual o Nuno atribui a nota 8.
(Carlos / BrainStorm)
Já o nosso Carlos tem uma lista com 15 títulos. Da sua lista destacam-se 4 "wargames" da GMT:
- TWILIGHT STRUGGLE
- ONWARD, CHRISTIAN SOLDIERS
- THE SWORD OF ROME, CONQUEST OF ITALY, 362-272 BC
- e THE NAPOLEONIC WARS
(Paulo / Soledade)
A lista do Paulo contém 18 títulos e os 8 mais desejados dessa lista são produções para este ano. Ou seja, prováveis lançamentos para Essen... são eles:
- AGE OF STEAM - THIRD EDITION (Martin Wallace e o seu novo jogo de comboios);
- KEY HARVEST (Richard Breese, o criador de KEYTHEDRAL E REEF ENCOUNTER regressa e promete com este jogo)
- POWER GRID POWER PLANT DECK 2 (Friedemann Friese lança um novo pack de centrais);
- CIVITAS HAMBURGUM (Muito se espera de Mac Gerdts e este jogo é uma das grandes espectativas para este ano);
- AMYITIS (Do criador de YS, Cyril Demaegd, esta é a nova aposta da Ystari);
- ORIGINS: HOW WE BECAME HUMAN (Phil Eklund para a Sierra Madre Games);
- CUBA (Dos autores de PILLARS OF THE EARTH surge um novo PUERTO RICO);
- BRASS (Martin Wallace para a Warfrog);
(Costa / fs1973)
Ao contrário dos meus ilustres amigos do SpielPortugal, eu uso a minha wishlist do BGG para pôr tudo. Por isso é que ela contém neste momento 77 títulos. Não vou falar deles todos, até porque muitos deles ainda estão debaixo do rótulo "thinking about it".
Dos restantes, aqueles que eu quero mesmo ter são precisamente uma dúzia:
- CONTAINERS, a grande aposta da Valley Games para Essen 2007;
- THE MERCHANTS OF AMSTERDAM, um jogo económico da autoria de Knizia;
- FAGIN'S GANG, adaptado do conto "Oliver Twist" de Charles Dickens;
- KINGSBURG, outra das minhas apostas pessoais para Essen07;
- THURN AND TAXIS: POWER AND GLORY, a 2ª expansão para o bonito jogo de Seyfarth;
- THROUGH THE DESERT, mais um clássico do mestre Knizia;
- PROPHECY, um RPG em formato "Board" de Vladimir Chvátil;
- POWER GRID, o portentoso jogo de Friedemann Friese;
- MEDINA, uma das pérolas de Stefan Dorra;
- CINEPLEXITY, um jogo sobre outra das minhas paixões - o cinema;
- SILVERTON, mais um "economical game" centrado na temática dos comboios;
- e QUO VADIS? outro clássico de Reiner Knizia.
- BOOTLEGGERS, um jogo de negociação e máfia;
- DIE HAENDLER, um jogo difícil de encontrar da dupla Kramer/Ulrich;
- SIENA, um bonito e original jogo da autoria de Mario Papini;
- BRASS, uma das novidades de Martin Wallace para este ano;
- PUEBLO, em jogo de estratégia abstracta da dupla Kramer/Kiesling;
- KHRONOS, um original jogo da da desconhecida Matagot;
- MUNICIPIUM, mais uma aposta da Valley Games para 2007 com a assinatura de Knizia;
- e FIASKO, um obscuro "cardgame" de 1997 da autoria de Reinhard Staupe.


5 comentário(s):
Acho que o problema vai ser jogá-los todos mas, vamos por partes.
O nbs é parco nos desejos. Ordenado de estudante também obriga a isso né?! Mas a escolha é boa. Um bom jogo, com excelente tema e uma forma muito interessante de ensinar história recente aos filhos (ou aos sobrinhos).
O brainstorm anda um wargamer portentoso. Ou então um eurogamer esperto, não sei! Ele já me disse mas não me lembro.
Tem uma carrada de jogos de guerra, mais pesados que o Titanic e o Doria juntos e que nunca vão conhecer a luz do dia se nos basearmos nos desejos dele de ter trabalho agarrado à mesa. Célebre ficou a frase: "vamos mesmo jogar um Indonésia?!!?!"
Ora, sigam o meu raciocínio, se o Indonesia é assim tão difícil de começar a jogar imaginem estes belos exemplares de guerra da GMT para, mínimo, 4/5 horas.
Carlos, amigo, estou à espera disso. Quero ver e jogar!
O Costa já se sabe. Pazadas de jogos e apostas pessoais. Alguns "desconhecidos" como ele gosta de dizer mas que, vai-se a ver, são desconhecidos e obscuros porque não prestam. Existem motivos para os jogos serem desconhecidos! Duhhhhh!
Nota-se que estamos perante um investidor eurogamer, da mais elevada dependência pela compra (eu sei o que isso é e devia haver pílulas para isso, quem sabe abstinência sexual?! Ah não, espera, comigo não resultou!).
O Costa deixa de comprar jogos mais ou menos o mesmo número de vezes que o preço dos combustíveis sobe. Nos intervalos em que os combustíveis estão caros, ele vai comprando meia dúzia de 10 de cada vez. Mas é a última vez, assegura!
Presumo que a mala também deverá vir recheada de Essen ou então, os correios vão dar-te um prémio de gasto. Não sei se há esse prémio mas, se houver, concorre que ganhas. Quem sabe eles te ofereçam o Fiasko! Esse obscuro cardgame do tótó não sei quê mas que fez um jogo com um nome premonitório.
Quanto à minha lista, e como ando a deixar quase todas as dependências de parte (alcoól, sexo, tabaco) conto comprá-la toda e mais o que vier a seguir. Quer dizer, ando muito equilibradinho. Não sei se lá está o Age of Empires III mas, se não estiver deveria estar, porque será o próximo. Ando mesmo com ganas desse!
PS
Já vi esse Age of Empires III. É engraçado, mas acho que não passa disso.
Não quer dizer que não é uma boa opção e que não algumas vezes para a mesa.
Tem Portugal e até é verde, acho que isso explica os "desejos" do Paulo ;)
Meu amigo, como tu te enganas. A minha wishlist list é mesmo uma lista de desejos. Acabou-se o tempo das vacas gordas e as magras também já foram à vida.
Não há despesa que aguente. É mesmo um ponto final. Se quero ir a Essen (e irei contigo, garanto-), tenho que poupar amigo. Eventualmente farei uma troca ou outra e de Essen, os CTT's não vão ganhar nada comigo. Na bagagem 2 ou 3 jogos no máximo.
As listas são isto mesmo, listas.
E no meu caso particular, neste momento são desejos distantes.
nota: o nome FIASKO é de facto premonitório, mas experimenta ler as regras e talvez te deixe curioso.
Como é? O que jogamos 6ª?? Estou a ressacar!!!
Parece-me todos excelentes escolhas, e definitivamente 2007/08 será um ano em cheio para o pessoal do Spiel Portugal.
Eu, no meu recolhimento sabático, lá vou trabalhando no "back catalogue" de jogos que tenho e não tenho mas que fazem parte da minha "gameducation".
A minha ultima compra foi um jogo antiguinho mas daqueles que são referência: Cosmic Encounter. Espero poder jogar este jogo em breve pois é tipo um "marco" na história dos boardgames.
Tirando este, vou tentar jogar mais jogos da minha colecção, mas não vai ser fácil. Se daqui a 1 ano tiver jogado mais 10 jogos da minha colecção, o ano terá sido um de sucesso.
Abraços
Amyitis, hummm. se o jogo for tão bom como a kapa, promete. Mais um para a minha wish list.
Enviar um comentário