No passado dia 2 de Setembro, aos 50 anos de idade, desapareceu tragicamente Franz-Benno Delonge, vítima de um cancro.
Nascido na Alemanha, Delonge começou a sua carreira de designer em 1999 com o jogo BIG CITY, que será re-editado em breve pela Editora Canadiana Valley Games.
Ao longo da sua carreira, Delonge criou 13 jogos e não estará entre nós para assistir ao lançamento da sua 13ª criação, o muito aguardado CONTAINER (do qual eu já fiz a pre-order).
Nos jogos que criou, Delonge apresentou sempre temas e mecânicas direccionadas mais para um público familiar. Não criou obras-primas, mas muitos dos seus desenhos são obrigatórios nas mesas de jogo por esse mundo fora. No meu caso, TRANSAMERICA é disso exemplo.
Ludografia:
- 1999 - BIG CITY;
- 2001 - TRANSAMERICA;
- 2002 - HELLAS;
- 2002 - ZAHLTAG;
- 2004 - NAH DRAN!;
- 2004 - GOLDBRAU;
- 2004 - DOS RIOS;
- 2005 - TRANSEUROPA;
- 2005 - MANILA;
- 2005 - FJORDS;
- 2006 - KUNSTMARKT;
- 2006 - ZANZIBAR;
- 2007 - CONTAINER.
Podem ler duas entrevistas concedidas por Delonge em dois sites diferentes: No site The Dice Tower é possível ler uma belíssima entrevista que Delonge concedeu a Tom Vasel e outra conduzida por Dave Shapiro no The Games Journal. E após este seu prematuro desaparecimento, surgiram no BGG dois posts em sua homenagem: R.I.P. Franz-Benno Delonge e The Games of Franz-Benno Delonge (1957-2007).
Nós, cá do SpielPT, deixamos aqui as nossas condolências à família e amigos. Descansa em Paz, Franz-Benno Delonge.


1 comentário(s):
Uma pena, claro. Não conheço a obra para além dos títulos e, nem sequer, o autor alguma vez foi uma referência pessoal mas, evidentemente, reconheço a perda para o mundo boardgamer.
Infelizmente, não teve oportunidade de ver, ao vivo, a sua obra mais que tudo, o Containers, ser o sucesso que todos esperam que seja no pacote dos grandes jogos de 2007.
Bem haja!
Enviar um comentário