07/11/2007

Encontro Oba, tijolo! – SpielPortugal

Encontrando-me na cidade maravilhosa, não podia perder a oportunidade de promover um encontro entre o Spiel e alguns membros do Oba, tijolo! – Tanto mais que trazia algumas novidades da Europa para o continente sul-americano, onde os jogos são ainda difíceis de obter.
Após uma tarde onde o Chirol e o Dimitri me levaram a conhecer alguns dos pontos de interesse da cidade, como o botequim onde se pode degustar uma feijoada magnífica, acompanhada da bela caipirinha, um encontro, onde os jogos seriam o acompanhamento de uma boa conversa, ficou marcado para a noite.
Chegado a casa do hóspede, primeiro a entrega dos jogos vindos do velho continente. Um presente do SpielPortugal para os nossos amigos do Oba Tijolo! fez as delicias do anfitrião (tivemos sorte e acertámos num dos jogos que eram por cá pretendidos e que ainda não existiam na colecção – boa escolha Paulo).
Após a cerimónia inicial, e como o Dimitri ainda estava perdido pelas ruas do Rio, decidimos experimentar alguns dos jogos a 2 que por cá se jogam – fundamentalmente devido à falta de parceiros. Após a sempre demorada escolha, o Hellas caiu em cima da mesa, com tal estrondo, que diria, só um grego consegue fazer após a conquista da Copa Europeia. O jogo em si, apesar de não ser uma obra-prima, acaba por ser interessante. Um Area-Control apimentado com algumas cartas vindas dos Deuses, guerras e descoberta de novas ilhas. Para primeira experiência não correu muito mal, não levei grande coça… foi uma coçazita :P
Mais um tempo à espera pelo Dimitri… e mais um jogo a 2. O eleito foi Schotten Totten. Um remake do Battle Line, com ilustrações bem mais atractivas e umas cartas especiais a darem um sabor também ele especial ao jogo. Nunca tendo jogado Battle Line, fui tentando evitar males maiores… mas um 3 in a row deu cabo de mim. 2 a 0 para o Brasil.
Entretanto o Dimitri ligou mais uma vez… e que desta vez tinha “Alfredado” – espero que a utilização do verbo não pague direitos de autor. Traduzindo, para quem não sabe, o Dimitri baldou-se. A causa era nobre.
Foi a vez de chamar o Saint Petersburgh à mesa. Finalmente um jogo onde Portugal tinha tudo para recuperar. A falta de experiência a jogar a 2 acabou-se por se revelar fatídica. 3 a 0 (espero que esta também não pague direitos de autor – esta não traduzo, é uma piada luso-brasileira só para entendidos). Estávamos a caminho da goleada.
Para terminar a noite. Tomahawk. Um jogo bem divertido, muito na onda do Schotten Totten. Com índios a lutar por terrenos. Os índios são claramente uma especialidade do Brasil, nós, os Portugueses só os liquidávamos aos milhares… lutar ao lado deles, ou por eles, nunca foi um hábito nosso. Este foi o jogo mais equilibrado, mas um ou outro erro estratégico devido à inexperiência ditaram mais uma vitória para o Brasil. 4 a 0.
Os jogos acompanhados de uma excelente conversa – ou terá sido o contrário? os jogos a acompanharem a conversa – fizeram desta uma noite bem agradável. A repetir? Claro.
No fundo eu tinha que deixar o anfitrião ganhar… onde já se viu, ir a casa dele e derrotá-lo no seu próprio terreno :P
Oba, Tijolo! um grupo bem divertido e hospitaleiro. Agora é aguardar pela visita deles para podermos retribuir ;)

10 comentário(s):

soledade disse...

4-0 ?!?!?! Então tu foste comido nos trópicos dessa maneira. Nem deste luta? O que é que eles agora vão pensar de nós?! Já sei. Dizes que foi da caipirinha do almoço...

Inda bem que correu bem. Ofereceram-me o Tomahawk em Essen, pelo menos agora já sabes jogar e podes explicar.

Boa malha. Estamos à espera dos Tijoleiros por cá... Só falta retribuir a visita.

BrainStorm disse...

Paulo, não dava. Eu tinha mesmo que o deixar ganhar... depois da fantástica recepção que eles me fizeram. Não tinha outro jeito.

Oba, Tijolo!... fossem todos assim ;)

Unknown disse...

Ai está. Tal e qual como no nosso encontro. Retribuir a hospitalidade.

Visto que os meus parceiros não tiveram esse discernimento. Alguém tinha de o fazer. :)

Chirol disse...

bem que a Bel já tinha me avisado: que para ser do spielportugal era pré-requisito ser simpático e extre mamente legal! E a visita do carlos só confirmou isso!

Você disse bem: conversa agradabilíssima regada a jogos! (e com direito a alfredadas...) A tarde na cidade com direito a feijoada foi ótima! E ainda trouxeste um alemão, para ficar mais típica a jogatina.

Agradeço muito as encomendas, e ainda mais o presente (o Caylus Magna Carta), contribuindo por uma distribuição mais igualitária dos jogos de tabuleiro no mundo! Foi quase um live aid do boardgamegeek!

No mais fica a promessa de uma visita a Portugal e o convite a todos do blog para visitarem o Rio!

abraços e até breve! (espero!!)


só um PS: caso vá mal em uma jogatana em Portugal, acho que já tenho uma boa desculpa pronta... :)

soledade disse...

Então está prometido.

Nós vamos estar no nordeste lá para Fevereiro mas não iremos ao Rio.

Agora, a próxima passagem pela Europa tem de contemplar a terrinha para fazermos uns jogos e comermos um cozido à portuguesa. Sem caipirinha mas com vinho. E bom!

Já vi que o Carlos anda com sotaque né? Esse... "Não tinha outro jeito", fica-te bem :P

A Bel e a Tânia também já prometeram que viriam aqui brevemente. Mas elas estão mais perto, facilita. E a ideia é mesmo fazer uma coisa tipo Rock in Rio com jogos. Ás vezes aí, outras vezes, aqui.

Unknown disse...

Rock in Rio Leiria... parece-me bem...

ps- O tom de pele do Carlos irrita-me.

Chirol disse...

@soledade;

para onde vão no nordeste? equanto tempo ficarão? E se mudarem de idéia e resolverem aportar em terras cariocas, avisem. Podemos providenciar hospedagem e passeios! :)

ótima a idéia do "geek in rio"!

@#nbs#;

se te serve de consolo sobre a cor do carlos, nem fez tanto sol assim na estada dele...

abraços

BrainStorm disse...

Acho que ficaremos 5-6 dias em João Pessoa.

E na primeira semana até esteve Sol, e bastante.

Quanto à cor... era de camarão, mas já desapareceu :(

Chirol disse...

E aí carlos, chegaste bem em casa?

abraços!

BrainStorm disse...

Oi Chirol. Sim, já cheguei. Correu tudo bem. Já joguei com o ppl em Leiria e tudo. Agora volta a velha rotina de trabalho :(

Based on original Visionary template by Justin Tadlock
Visionary Reloaded theme by Blogger Templates

Visionary WordPress Theme by Justin Tadlock Powered by Blogger, state-of-the-art semantic personal publishing platform