27/02/2008

Boomtown Shanghai

Vai ser já neste fim-de-semana que o Spielportugal irá experimentar, testar, jogar e avaliar a próxima criação de Mac Gerdts, Boomtown Shanghai.
Normalmente, o facto de se experimentar, testar, jogar e avaliar um jogo não merece, por si só e neste espaço, um destaque suficientemente relevante que mereça um post. Pois. Mas, neste caso específico, é diferente. E é-o porque é a primeira vez que vamos, realmente e de facto, ser beta testers de uma criação de um autor de renome mundial. Já testámos um protótipo meu. Eu também sou uma personalidade de renome mundial, aka: "o gajo que dá um 4 ao Twilight Struggle". Claro que, dar um 4 ao Twilight Struggle não merece tanto aparato quanto "playtestar" um jogo de Mac Gerdts mas, anda lá perto.
A primeira vez que tivemos acesso a este jogo foi na LeiriaCon e, agora, com algumas alterações importantes já feitas, vamos ver como ele resulta na mesa.
Boomtown Shanghai passa-se, como o nome indica, na oriental cidade de Xangai, China. A escolha da cidade prende-se com o facto de esta ser, actualmente, uma das maiores, mais revigorantes e crescentes cidades de todo o mundo, com prédios imensos, e com todas as outras características que o jogo tem para oferecer: negociação livre e despreocupada, empréstimos acesos e destemidos, mas honestos, e alguma, suficiente, dose de "subornagem".
Em Boomtown Shanghai, cada jogador representa um investidor imobiliário que participa em leilões de terrenos, constrói edifícios - quanto mais altos melhor - e gere tudo isto com algums dificuldades financeiras, próprias, de um jogo regulado pelo dinheiro e ganho com obra feita. A sublinhar o facto de estarmos perante um jogo sem rondel. Fica a pergunta: "será que resulta"? Veremos!

14 comentário(s):

BrainStorm disse...

Vamos lá testar isso!!!

Epidicus disse...

O jogo é para quantos? É produtivo eu aparecer na sexta?

Rui (Pyrgos)

Costa disse...

Um protótipo teu? Temos de falar sobre esta falta de comunicação.

Quanto ao BOOMTOWN SHANGAI, estou muito curioso para testá-lo. A ideia do jogo agrada-me e será curioso experimentar um Gerdts sem a sua maior invenção, o rondel...

Bruno Valério disse...

Na altura do Leiria Con a duração do vosso jogo assustou-me um bocado. Mas é óbvio que tem de haver o necessário limar de arestas.

Depois contem como foi.

soledade disse...

@Rui
Podes aparecer na sexta. Seremos 4, contigo 5.

@Costa
Sabes que os maiores problemas entre casais prendem-se com falta de comunicação?!
É só um protótipo (mecânica) que eu andava interessado em testar, relacionada com um jogo que eu pensei há muito tempo atrás. E é uma m*****, está descansado. Não perdeste grande coisa nesse sábado.

@Bruno
A duração do jogo foi a grande crítica que lhe fizemos, na altura. Agora, está diferente. Foi diminuido o tabuleiro, foi eliminada a negociação e foram limitadas as acções do jogo todo a 60. Ou seja, não eterniza, como o anterior.

Carlos Abrunhosa disse...

E para quando é que sai o bicho?

BrainStorm disse...

@carlosabrunhosa:

Não se sabe sequer se sai. É só um prototipo. Pode levar anos ;)

Epidicus disse...

Lá estarei amanhã à mesma hora. ;)

Costa disse...

Levo o EMIRA? Ou nem por isso.

Unknown disse...

Eu sei que não vou gostar e daqui e um ano vou recebe-lo no meu aniversário...
A ver vamos.

soledade disse...

@Carlos
Em princípio, palavras do mestre Mac, o jogo sairá, este ou uma versão deste, claro, em Essen, lá para Outubro.

@Costa
Traz o Emira pois.

Costa disse...

Entretanto há-de sair um post sobre o primeiro beta-test de BOOMTOWN SHANGHAI, mas até lá e só para adoçar os nossos atentos leitores, deixem-me que vos diga que estamos na presença de um desenho já muito próximo do que poderá ser o produto final, com um mecanismo de jogo muito bem conseguido. Estamos na presença de um bom jogo.

Carlos Abrunhosa disse...

Então que saia a bendita revisão ao jogo para nós também sabermos alguma coisa dele! Seus invejosos! ;)) LOL

Carlos Abrunhosa disse...

Além de ficar surpreendido pelo facto de vocês serem meninas do "metier sabidas" (têm preçario?!), gostei muito da ideia central do jogo. Deu-me ideia que somos mais ou menos negociantes da área do imobiliário e isso é bem engraçado como tema de jogo.

Já agora também gostaria de saber o que é isso de Plexiglass, pois tenho uns tabuleiros em pdf que gostaria de montar, e fiquei com a ideia que isso do plexiglass é um material bom para o "acabar".

Based on original Visionary template by Justin Tadlock
Visionary Reloaded theme by Blogger Templates

Visionary WordPress Theme by Justin Tadlock Powered by Blogger, state-of-the-art semantic personal publishing platform