E os nomeados são...
Keltis, Reiner Knizia
Stone Age, Bernd Brunnhofer
Blox, Wolfgang Kramer; Jürgen P. Grunau; Hans Raggan
Witch's Brew, Andreas Pelikan
Marrakech, Dominique Ehrhard
As previsões mais óbvias ficaram de parte como os belíssimos (ambos) do Stefan Feld. O rei do hype, Agricola, venceu na categoria de jogo complexo. Knizia (será desta?!) nomeado. Da lista conhecemos o Stone Age. É um candidato sério, ao nível do Pillars of the Earth mas, irá ganhar? As minhas previsões apontam para isso. Este, tem de ser um ano Hans im Gluck!
A 30 de Junho há mais!
Como sempre, nestas coisas, muitos bons jogos ficaram de fora. Façam justiça e falem deles!



17 comentário(s):
O Stone Age pareceu-me um candidato forte ao cepto, mas nunca joguei nenhum dos outros, por isso não me vou pronunciar quanto ao favorito.
Posso apenas dizer que o jogo tem tudo para ser um bom Spiel. Tendo em conta as últimas atribuições da honra parece-me a foto chapada deste jogo ;)
Daqui a uns dias saberemos.
Confesso que estas nomeações me surpreenderam. Destes só o STONE AGE é que parecia mais óbvio, todos os outros... não!
Esperava ver na corrida, o DARJEELING ou OREGON e também o BEFORE THE WIND ou o CONTAINER.
Não sei ao certo qual o critério em relação às datas dos jogos, para a sua possível escolha. Mas o CUBA e o IN THE YEAR OF THE DRAGON também seriam boas opções.
Assim, com estas escolhas o STONE AGE parece bem posicionado. Ou ele ou o KELTIS do Knizia. Depende do Hype em Essen :)
Eu achei os nomeados fraquinhos mas isto numa perspectiva de quem não conhece quase nenhum dos jogos. A verdade é que, ao longo destes últimos anos, não me lembro do spiel des jahres ser um jogo mau (Turn und Taxis, Zooloretto, Ticket to Ride, Alhambra). Nem todos são magníficos mas também nenhum deles é mau.
O Stone Age é um forte candidato. Muito bem produzido, um jogo bem esgalhado com o problema de demorar tempo a mais, talvez.
Dia 30 veremos.
... e depois claro, há o AGRICOLA!
Ainda não joguei mas o hype todo que tem gerado não pode ser ignorado. Por isso era previsível uma nomeação. Acabaram por lhe fazer o que fizeram com o CAYLUS, como prémio de consolação leva o caneco do Jogo Complexo do Ano.
Complexo, complexo é perceber como é que isto tudo funciona :)
Nunca imaginaria o Container nesse lote. Eles escolhem jogos claramente vocacionados para toda a família.
Quanto aos nomeados parecem-me todos a puxar para o fracote.
@Bruno
Não vejo porque não. Um jogo económico, com mecanismos simples e interessantes, que nós já testámos e que favorecem a galhofa e o convívio.
Parece-me uma boa opção para um noite em família. Até pelo desafio e estímulo mental que o jogo pode oferecer a jogadores mais jovens. Há no jogo uma ferramenta em potência para se perceber como funcionam os mercados.
E claro, a morte precoce de Delonge poderia ainda sublinhar mais a candidatura deste jogo.
Mas é claro, é só a minha opinião :p
@Costa: Felizmente Costa, felizmente que é só mesmo a tua opinião :P
@Carlos
Essa é a tua opinião... :p
Não nego Costa. Sa bes o que eu sinto em relação ao container.
Além disso não é por o gajo ter morrido que o jogo é melhor.
Atenção porque eu também gosto muito do Container.
Apenas tendo em conta a linha de jogos que tem sido escolhida nos últimos anos, dificilmente o veríamos lá.
Devo dizer que também não acho o Container um possível candidato ao spiel des jahres. E não é por concordar com o Carlos, que só acha isso porque considera o jogo mau.
Eu acho, primeiro, que o SdJ é um prémio para um jogo mais familiar e não tão pesado. Dificilmente um jogo que dura mais de 2 horas (habitualmente) seria SdJ (pelo menos o SdJ moderno).
E depois, principalmente isto, os SdJ são jogos mais polidos. O Container até é um bom jogo, eu gosto dele e tudo, mas não é um jogo polido.
PS
Ainda um dia vais ter que me explicar essa do jogo polido.
Um jogo polido é um jogo que flui sempre bem independentemente dos intervenientes e do que estes fazem. Normalmente não precisa de muitas regras, nota-se que foi bem testado, essencialmente. Para isso temos, provavelmente, de ter um jogo mais simples (não simplório). O Container depende muito de muitas coisas para ser um jogo sempre fluido.
Mas também há níveis de polição, como sabes. E temos de ter cuidado com eles! O Bizantium está no oposto do Turn und Taxis, que é um jogo hiper polido. Os jogos do Michael Shacht, os que conheço, são sempre polidos. O El Grande é muito polido. Os jogos do Wallace não são polidos. O Brass é o que melhor se aproxima disso, provavelmente, e mesmo assim o final às vezes significa andar à procura de sítio para colocar um carril...
@Costa: Um verdadeiro mercado, simples, básico, eficaz e bem polido (aquilo que tu gabas ao container) é o que encontras no Wealth of Nations. Esse sim, é um excelente jogo económico.
@soledade: viste ali o "bem polido" ??? LINDO...
:P
@Esse anda na minha wishlist. Julgava que ainda não tinha saído, jogaste em Lisboa?
NOTA: eu sempre disse que o CONTAINER é uma simulação quase perfeita, se não perfeita mesmo, de um simples sistema de oferta-procura. É um bocadinho diferente de uma simulação económica mais complexa :p
Exacto Costa, eu sei o que tu sempre disseste.
E é o que te digo. Este Wealth of Nations é também um jogo onde esse simples sistema de oferta e procura está bem representado. Só que depois, no Wealth of Nations existe TODO UM JOGO à volta desse sistema, enquanto no Container não existe nada :P
@Carlos
Acredito que seja de facto um grande jogo. Acredito até que seja um jogo melhor que CONTAINER. Mas acontece que eu gosto deste jogo, por isso... amigos na mesma :p
Enviar um comentário