O top continua calmo. Talvez isso signifique que os nossos gostos estão cada vez mais definidos e que agora só uma grande surpresa poderá alterar as coisas. Pode também significar que não têm saído grandes jogos ultimamente. Será algo que com o tempo iremos descobrir.
Top de Maio/2008:
1 - Brass
2 - Imperial
3 - Age of Steam
4 - Liberté
5 - Indonesia
6 - Shogun
7 - Die Macher
8 - 1960: The Making of the President
9 - Antike
10 - Reef Encounter
A única alteração acabou por ser a saída do Power Grid e a entrada do Reef Enconter. Um jogo que é um BrainBurner por excelência e que tem vindo a ganhar adeptos por estas bandas. Por quanto tempo se manterá no Top?


19 comentário(s):
O Reef Encounter passou a estar nas nossas listas e isso é inteiramente merecido.
Em relação às novidades acho que há ainda um jogo (ou mesmo dois mas isso é já muito arriscado dizer) que estará aqui nos próximos meses. Prevejo a chegada dele lá mais para o verão. Deixa só aquecer o tempo e ver-se-á se sim ou não!
Gostava de repetir o Reef Encounter...
Do final do mês ficaram-me o Neuland e o Tribune... será que o top do próximo mês terá novidades ?
Vai ter de certeza. Eu ando a reformular toda a minha forma de classificar os jogos e acredito que isso trará consequências para este top, MUAHHH!!
Esperemos que sim Costa. O teu 1º classificado e o 3º já não constam no nosso Top 10.
@Soledade: Crokinole? :P
Ou estarás a falar do Agricola? Eu tenho a sensação que não irei gostar do Agricola, não sei porquê. Acho que será daquele tipo de jogos como o Puerto Rico. O jogo é muito bom, mas depois de jogares 5-6 vezes, já não tem mais nada. Espero bem que me engane.
Não Carlos. Ou muito me engano ou o Neuland vai passar a constar no top mas numa espécie de nicho de mercado para esquisitóides geeks manhosos. Ou seja, não é um jogo consensual.
Quanto à outra possibilidade pode ser o tribun. É muito divertido e rápido. Merece uma menção no nosso top. Joga-se muito bem e disputa-se até ao limite. Viu-se!!!
Tu sabes que eu gosto muito do Neuland, mas, não acho que ele tenha pedalada para chegar lá. É "estarnho" demais para isso, e depois, não basta 1-2 terem o jogo no Top, tem que estar bem posicionado e bem classificado.
Eu provavelmente até o irei incluir no meu Top, mas nunca numa posição muito alta.. não sei, a ver vamos.
Quanto ao Tribune. Acho dificil que chegue lá. O jogo é bom, é rápido fácil de percedber e explicar. Mas não o acho um jogo de top. Falta-lhe qualquer coisa. Para já padece do mesmo problema do Neuland. Tu já sabes o que vai acontecer, ou pelo menos desconfias à grande. Sabes mais ou menos quando e como alguém vai ganhar. Isso não é mau. Temos mais jogos no Top assim, mas para um jogo mais pequeno é estranho ;)
@Soledade:
Depois de escrever o comentário fui verificara algo que me estava a remoer o juizo desde sábado e que me lembrei.
No nosso jogo a 2 do Neuland, houve algo que fizemos muito mal no Setup.
Eu estava desde sábado a pensar que não existiam edificios suficientes para colocar os Coat of Arms todos num jogo a 4, pois partimos do principio (erradamente e facilmente se percebe que não faz sentido) eram 9 CoA num jogo a 2, 12 CoA num jogo a 3 e 18 CoA num jogo a 4.
Nós no jogo a 2 jogámos com apenas 9 CoA e por isso construimos poucos edificios além de os reutilizarmos. Colocar 18 levaria 5 vezes mais tempo, por isso não sei se a 2 será assim tão bom como pensamos. Quer dizer, o jogo é o mesmo, mas demora muito mais tempo. Não sei se a minha cabeça aguenta tanto tempo :P
O Neuland está na minha lista de compras. As regras são assim tão más como se pintam pelo BGG?
Que tal uma crítica do bicho? :D
As regras são más, mas o problema não é só esse. O jogo não é fácil. É diferente do que estamos habituados ;)
As regras são más mas o conceito é o mais difícil. Depois de aprender o conceito o jogo é simples de entender. Difícil de executar mas simples de entender.
Quanto à produção, esta nova edição, vem sem reparos. É boa. O setup demorado e os tiles poucos óbvios é que não ajudam nada agora, o material, é bom.
Para mim diferente não é mau, muito pelo contrário.
Tenho de lhe fazer um test drive.
Se o Paulo emprestar aquilo, podemos testar isso numa quarta na Runa, se quiseres ;)
Olha... boa ideia! :D
Boa! Aproveitas e levas o WoN para o Carlos trazer para a gente jogar cá :p
Oi pessoal!!
só passei para dar um oi!! Estou meio sumido (várias coisas a resolver que me fizeram jogar muito menos do que gostaria...), mas volto agora, e espero que com força total!!
abraços!!
@Chirol... curioso, ainda hoje passei pelo Oba e notei que aquilo estava meio parado ;)
Bem vindo de volta :D
Chirol, amigo. Bem vindo de volta :p
Em estrangeiro.... "Welcome Chirol" :)
Bruno,
O Carlos leva o Neuland, na boa. Vocês vão delirar com aquilo. Então para quem gosta do T&E, o Neuland é uma maravilha!!!
Depois fazemos a tal permuta. Também gostava de experimentar o Blackbeard. Se der para emprestar, melhor. :P
Enviar um comentário