10/07/2008

And the winner is…



Claramente o convívio. Mas para lá do politicamente correcto vem a verdade dos factos. E a verdade absoluta é.

Após ter iniciado a recolha de dados dos jogos que fizemos, no dia 14 de Março de 2008, já jogámos 50 jogos. Um número bem redondinho e que pede um balanço. Claro que nem todos disputámos esses 50 jogos, e dos 4 palhaços originais, por vezes também tivemos algumas “visitas”.

Assim e para por os pontos nos iis e nos jjs (que são sempre esquecidos) segue a tabela de participações:


Em todos estes jogos a percentagem de vitórias é de:


Os dados a destacar, além do meu avassalador número de vitórias :P é o facto do Paulo Inácio ter 50% de vitórias, isto apesar de ter entrado em apenas 2 jogos, e diga-se que nunca perdeu para nenhum de nós, o outro jogo em que participou foi o próprio jogo que ganhou.

Além deste grande resumo, podemos ainda retirar algumas conclusões interessantes se analisarmos os dados em mais detalhe.

Assim, e nos jogos em que apenas participámos os 4, e que foram 13, eu venci 8 o Paulo 3 e o Costa e o Nuno 1 cada 1. Estranho, pois sendo o Nuno o segundo em número de vitórias, parece que não se dá bem neste ambiente.

Nos jogos em que o Costa falta e jogamos apenas os 3 (eu, Nuno e Paulo), ou temos visitas (21 jogos), o número de vitórias equilibra bastante. Sendo que Eu e o Nuno temos 8 vitórias cada e o Paulo 5. O Nuno consegue 75% das suas vitórias, ou seja, o Nuno demonstra todo os seu potencial técnico-táctico quando o Costa não está presente. Ou outra conclusão é… O Costa irrita tanto o Nuno que este não consegue ganhar na sua presença :P

O Paulo é um jogador equilibrado, e ganha em qualquer “ambiente”, apesar do número de vitórias não ser por aí além.

O Costa com as suas 2 vitórias parece ter saído dum filme de terror, que atormenta o Nuno além do que seria de esperar.

A tendência parece contudo estar a inverter-se. No último mês de jogos tudo equilibrou e o número de vitórias está bastante próximo. Eu e Nuno com 5 vitórias cada e o Paulo com 4. Será que o meu reinado chegou ao fim? Daqui a 50 jogos logo se vê ;)

PS: Vou tentar achar mais factores de análise, que ficam para um próximo post.

10 comentário(s):

Unknown disse...

Muito boa a estatística...

O Costa é o Newman dos meus boardgames... CÓooostaaaa...

Quanto ao jogo... raios parta que o gajo é bom... ainda ontem nos deu uma coçada a jogar pandemic... "$$#" do jogo !

O Paulo Inácio não ganhou o Imperial mas jogou contra o Mac !

O Soledade só ganha (e não lhe digam) porque o pessoal deixa... era o mínimo... casa... jogos e a broa do Valente...

Quanto ao Brainstorm... bem esse reinado acabou... agora chegou o rei do Acquire !

BrainStorm disse...

51% de vitórias ?!?!?

Não digo mais nada :P

Nuno, o Jogo com o Mac foi anterior, e eu só recolhi dados dos jogo em casa do Paulo ;)

soledade disse...

Tu só gostas de jogos que ganhas e então, nós facilitamos um bocado, sabes?

Mas isso agora acabou. Temos um alvo a abater. Nem que passes a dar cincos aos jogos todos, vais começar a perder. E à grande!!!

BrainStorm disse...

Não Paulo, isso não é verdade. E até te vou dar 2 exemplos:

1 - Eu gosto muito do Neuland, e nunca ganhei nenhum jogo ;)

2 - Nestes longos 3-4 meses ganhei sempre o Brass, e apesar de gostar do jogo baixei-lhe a nota.

O que tu podes dizer é que eu não me esforço por ganhar os jogos que eu não gosto, e como o Nuno afirmou e muito bem, nós também temos que deixar ganhar alguns jogos, tu até ofereces o espaço... e a broa do Valente, por isso deixamos-te ganhar os jogos que menos apreciamos :P

Costa disse...

2 vitórias em 29 jogos?
Hummmm... bem sei que não sou o mais competitivo dos jogadores do Spiel, eu gosto mesmo é de jogar... mas parece-me que o "sistema" também já se instalou por aqui. Há aqui manipulação de informação.

Mas como dizia o Octávio Machado: eu não vou revelar nomes, toda a gente sabe quem é. Quando eu sair o edifício dos boardgames cai. Eu sei mais do que pensam, eu recebi uma chamada às 4 da manhã naquele dia e sei bem o que me disseram...

BrainStorm disse...

19-04-2008 / Blue Moon City /Costa
30-05-2008 / Age of Empires III / Costa

Aqui está o teu registo de vitórias...

O primeiro sem o Paulo. Ou seja, Tu ganhaste 50% dos teus jogos quando o Paulo não jogou. O azar é que isso acontece muito raramente :P

Chirol disse...

Carlos, um tanto quanto tendencioso esse seu post! :) Quer mostrar serviço para os colegas do outro lado do Atlântico? hehehe

abraços!!

BrainStorm disse...

Olá Chirol... Não, não é tendencioso e muito menos uma jogada de marketing além atlantico. É só para calar algumas almas penadas cá do sitio :P

Jorge Teixeira disse...

Muito bom estudo! Parabéns Carlos!
Cá por Aveiro a distribuição das vitórias parece-me ser mais equilibrada, mas mesmo assim, lamentávelmente, arrisco-me a dizer que sou dos que ganha menos, identifico-me mais com o Costa... "Gosto é de jogar!". Mas até sinto um pouco de orgulho de ter ganho mais jogos do que ele...eheheh "Ò Costa! Sem recentimentos...!:)

Aquele abraço!

BrainStorm disse...

Eu também gosto de jogar... mas confesso que também gosto muito de ganhar, aliás, eu gosto mesmo é de não perder :P

Gosto também de terminar o jogo sem que tenha 361 Gangsters no Lago Michigan, mas isso são outros quinhentos... o pior é quando 95% desses gangsters vão lá parar por puro evenenamento verbal.

Based on original Visionary template by Justin Tadlock
Visionary Reloaded theme by Blogger Templates

Visionary WordPress Theme by Justin Tadlock Powered by Blogger, state-of-the-art semantic personal publishing platform