
Após ter iniciado a recolha de dados dos jogos que fizemos, no dia 14 de Março de 2008, já jogámos 50 jogos. Um número bem redondinho e que pede um balanço. Claro que nem todos disputámos esses 50 jogos, e dos 4 palhaços originais, por vezes também tivemos algumas “visitas”.
Assim e para por os pontos nos iis e nos jjs (que são sempre esquecidos) segue a tabela de participações:
Os dados a destacar, além do meu avassalador número de vitórias :P é o facto do Paulo Inácio ter 50% de vitórias, isto apesar de ter entrado em apenas 2 jogos, e diga-se que nunca perdeu para nenhum de nós, o outro jogo em que participou foi o próprio jogo que ganhou.
Além deste grande resumo, podemos ainda retirar algumas conclusões interessantes se analisarmos os dados em mais detalhe.
Assim, e nos jogos em que apenas participámos os 4, e que foram 13, eu venci 8 o Paulo 3 e o Costa e o Nuno 1 cada 1. Estranho, pois sendo o Nuno o segundo em número de vitórias, parece que não se dá bem neste ambiente.
Nos jogos em que o Costa falta e jogamos apenas os 3 (eu, Nuno e Paulo), ou temos visitas (21 jogos), o número de vitórias equilibra bastante. Sendo que Eu e o Nuno temos 8 vitórias cada e o Paulo 5. O Nuno consegue 75% das suas vitórias, ou seja, o Nuno demonstra todo os seu potencial técnico-táctico quando o Costa não está presente. Ou outra conclusão é… O Costa irrita tanto o Nuno que este não consegue ganhar na sua presença :P
O Paulo é um jogador equilibrado, e ganha em qualquer “ambiente”, apesar do número de vitórias não ser por aí além.
O Costa com as suas 2 vitórias parece ter saído dum filme de terror, que atormenta o Nuno além do que seria de esperar.
A tendência parece contudo estar a inverter-se. No último mês de jogos tudo equilibrou e o número de vitórias está bastante próximo. Eu e Nuno com 5 vitórias cada e o Paulo com 4. Será que o meu reinado chegou ao fim? Daqui a 50 jogos logo se vê ;)
PS: Vou tentar achar mais factores de análise, que ficam para um próximo post.


10 comentário(s):
Muito boa a estatística...
O Costa é o Newman dos meus boardgames... CÓooostaaaa...
Quanto ao jogo... raios parta que o gajo é bom... ainda ontem nos deu uma coçada a jogar pandemic... "$$#" do jogo !
O Paulo Inácio não ganhou o Imperial mas jogou contra o Mac !
O Soledade só ganha (e não lhe digam) porque o pessoal deixa... era o mínimo... casa... jogos e a broa do Valente...
Quanto ao Brainstorm... bem esse reinado acabou... agora chegou o rei do Acquire !
51% de vitórias ?!?!?
Não digo mais nada :P
Nuno, o Jogo com o Mac foi anterior, e eu só recolhi dados dos jogo em casa do Paulo ;)
Tu só gostas de jogos que ganhas e então, nós facilitamos um bocado, sabes?
Mas isso agora acabou. Temos um alvo a abater. Nem que passes a dar cincos aos jogos todos, vais começar a perder. E à grande!!!
Não Paulo, isso não é verdade. E até te vou dar 2 exemplos:
1 - Eu gosto muito do Neuland, e nunca ganhei nenhum jogo ;)
2 - Nestes longos 3-4 meses ganhei sempre o Brass, e apesar de gostar do jogo baixei-lhe a nota.
O que tu podes dizer é que eu não me esforço por ganhar os jogos que eu não gosto, e como o Nuno afirmou e muito bem, nós também temos que deixar ganhar alguns jogos, tu até ofereces o espaço... e a broa do Valente, por isso deixamos-te ganhar os jogos que menos apreciamos :P
2 vitórias em 29 jogos?
Hummmm... bem sei que não sou o mais competitivo dos jogadores do Spiel, eu gosto mesmo é de jogar... mas parece-me que o "sistema" também já se instalou por aqui. Há aqui manipulação de informação.
Mas como dizia o Octávio Machado: eu não vou revelar nomes, toda a gente sabe quem é. Quando eu sair o edifício dos boardgames cai. Eu sei mais do que pensam, eu recebi uma chamada às 4 da manhã naquele dia e sei bem o que me disseram...
19-04-2008 / Blue Moon City /Costa
30-05-2008 / Age of Empires III / Costa
Aqui está o teu registo de vitórias...
O primeiro sem o Paulo. Ou seja, Tu ganhaste 50% dos teus jogos quando o Paulo não jogou. O azar é que isso acontece muito raramente :P
Carlos, um tanto quanto tendencioso esse seu post! :) Quer mostrar serviço para os colegas do outro lado do Atlântico? hehehe
abraços!!
Olá Chirol... Não, não é tendencioso e muito menos uma jogada de marketing além atlantico. É só para calar algumas almas penadas cá do sitio :P
Muito bom estudo! Parabéns Carlos!
Cá por Aveiro a distribuição das vitórias parece-me ser mais equilibrada, mas mesmo assim, lamentávelmente, arrisco-me a dizer que sou dos que ganha menos, identifico-me mais com o Costa... "Gosto é de jogar!". Mas até sinto um pouco de orgulho de ter ganho mais jogos do que ele...eheheh "Ò Costa! Sem recentimentos...!:)
Aquele abraço!
Eu também gosto de jogar... mas confesso que também gosto muito de ganhar, aliás, eu gosto mesmo é de não perder :P
Gosto também de terminar o jogo sem que tenha 361 Gangsters no Lago Michigan, mas isso são outros quinhentos... o pior é quando 95% desses gangsters vão lá parar por puro evenenamento verbal.
Enviar um comentário