O semáforo vai passar a ser uma rubrica semanal, onde destacamos os jogos que merecem (ou não) voltar à mesa. Sendo assim, e tendo em atenção os jogos que jogámos este fim de semana:Verde: Imperial. O Imperial é sempre um jogo diferente e que desperta muitas emoções. É daqueles jogos que merece ser repetido vezes sem conta e que gera animadas discussões que se prolongam durante horas (por vezes dias, e meses).
Amarelo: Neuland. Brainburner de excelência. Um jogo sempre apertado e com vencedor incerto. Merece o amarelo, pois não será um jogo que se repita tantas vezes. As condições de vitória limitadas levam a que o final do jogo se assemelhe mais a uma corrida que a um civ game. Embora interessante não será jogado nos próximos tempos.
Vermelho: Mordred. Um jogo pequenino do Wallace. É um filler onde a sorte dos dados dita o vencedor. E não se pense que é a minha aversão natural pelos dados que me leva a colocá-lo aqui. Um jogo em que um jogador tem sorte em 3 lançamentos de dados ganha o jogo, por muita estratégia que os oponentes tenham, não merece certamente voltar à mesa. E tenho muitas dúvidas que volte mesmo.
PS: Após a primeira edição o semáforo entra de férias. É um semáforo tuga ;)


7 comentário(s):
Vai de férias descansado, que eu por cá (o desgraçado que não tem direito a férias) vou mantendo o Semáforo em funcionamento.
Quanto à sinalização... pois bem...!
O MORDRED é vermelho na certa. É tão dependente dos dados que, como tu bem disseste, se torna impossível de jogar. A ideia é catita, mas o mecanismo usado estraga a ideia.
O NEULAND ainda não joguei, por isso, para mim está no verde porque quero jogar.
O IMPERIAL é um jogo do catano, reconheço isso, mas infelizmente não tenho prazer nenhum a jogá-lo. Se calhar porque não o sei jogar. Ainda lhe hei-de dar uma oportunidade mais, mas garanto que é a última. Fica no amarelo.
Os meus verdes do momentos são o AGRICOLA, o PANDEMIC e o ALHAMBRA :p
O Imperial é o verde da semana, embora partilhando lado a lado o pódio com o Liberté. Este ainda continua a ser um jogo que é muito especial e que vai trazendo muitas coisas boas para a mesa sempre que é aberto.
O Mordred não presta. Uma decepção.
O Neuland recebe o amarelo mas já está muito próximo do vermelho. É perigoso voltar a jogá-lo, ter uma trabalheira do catano para, depois, estar tudo dependente da ordem de turno (ou não)!
Por aqui o calor tem pedido muito joguinho leve... :P
Abraços
PS
@costa
em relação ao Imperial tenho o mesmo sentimento que tu, é bom jogo, acho um exagero considerá-lo como um dos melhores de sempre, embora respeite essas opiniões, pois acho-o um jogo extremamente castrador para quem não o consegue jogar bem (tipo eu!), já tive uma sessão em que os meus adversários me fizeram passar uma seca de cerca de 2h sem poder jogar! E para mim os jogos são para divertir não para nos consumir! Por exemplo o Caylus, jogo em que também sou constantemente derrotado, sempre me permite ir jogando!
@Soledade
Pois nas minha férias também joguei me dediquei a coisas mais simples... claro que mal cheguei precisei de jogar qualquer coisa mais condimentada... Brass! hehe
Os meus verdes:
Thurn und Taxis
Brass
Race for the Galaxy
Os meus amarelos:
Notre Dame
St. Petersburg
Os meus vermelhos (vemelho claro, pode ser?):
Modern Art
Ave Caesar
Abraços
Abruk
@Carlos.
Jogar sem bandeira no Imperial é divertido e até é uma das maneiras para se ganhar um jogo.
Já experimentaram a variante sem a Investord Card?
- Mais dinheiro inicial
- Não há distribuição de bonds no início
- Todos os jogadores podem investir numa nação no fim do turno desta.
- Jogadores sem qualquer nação podem investir em qualquer nação no fim do turno de qualquer nação.
Talvez assim disfrutasses mais de um excelente jogo!
Parabéns pelo Semáforo!
Por cá continuam o Age of Steam e o Brass no verdinho bem acompanhados pelo Agrícola.
Olá Duarte,
Estamos para testar essa variante há 1 ano, mas ainda n arranjámos coragem :P
Quanto aos verdes... por cá também havia a possibilidade de nomear muito mais. Este é apenas um destaque de todos os que poderiam ser, e um destaque pessoal ;)
Enviar um comentário