19/08/2008

O Semáforo

O semáforo vai passar a ser uma rubrica semanal, onde destacamos os jogos que merecem (ou não) voltar à mesa. Sendo assim, e tendo em atenção os jogos que jogámos este fim de semana:

Verde: Imperial. O Imperial é sempre um jogo diferente e que desperta muitas emoções. É daqueles jogos que merece ser repetido vezes sem conta e que gera animadas discussões que se prolongam durante horas (por vezes dias, e meses).


Amarelo:
Neuland. Brainburner de excelência. Um jogo sempre apertado e com vencedor incerto. Merece o amarelo, pois não será um jogo que se repita tantas vezes. As condições de vitória limitadas levam a que o final do jogo se assemelhe mais a uma corrida que a um civ game. Embora interessante não será jogado nos próximos tempos.


Vermelho:
Mordred. Um jogo pequenino do Wallace. É um filler onde a sorte dos dados dita o vencedor. E não se pense que é a minha aversão natural pelos dados que me leva a colocá-lo aqui. Um jogo em que um jogador tem sorte em 3 lançamentos de dados ganha o jogo, por muita estratégia que os oponentes tenham, não merece certamente voltar à mesa. E tenho muitas dúvidas que volte mesmo.


PS: Após a primeira edição o semáforo entra de férias. É um semáforo tuga ;)

7 comentário(s):

Costa disse...

Vai de férias descansado, que eu por cá (o desgraçado que não tem direito a férias) vou mantendo o Semáforo em funcionamento.

Quanto à sinalização... pois bem...!
O MORDRED é vermelho na certa. É tão dependente dos dados que, como tu bem disseste, se torna impossível de jogar. A ideia é catita, mas o mecanismo usado estraga a ideia.

O NEULAND ainda não joguei, por isso, para mim está no verde porque quero jogar.

O IMPERIAL é um jogo do catano, reconheço isso, mas infelizmente não tenho prazer nenhum a jogá-lo. Se calhar porque não o sei jogar. Ainda lhe hei-de dar uma oportunidade mais, mas garanto que é a última. Fica no amarelo.

Os meus verdes do momentos são o AGRICOLA, o PANDEMIC e o ALHAMBRA :p

soledade disse...

O Imperial é o verde da semana, embora partilhando lado a lado o pódio com o Liberté. Este ainda continua a ser um jogo que é muito especial e que vai trazendo muitas coisas boas para a mesa sempre que é aberto.

O Mordred não presta. Uma decepção.

O Neuland recebe o amarelo mas já está muito próximo do vermelho. É perigoso voltar a jogá-lo, ter uma trabalheira do catano para, depois, estar tudo dependente da ordem de turno (ou não)!

Por aqui o calor tem pedido muito joguinho leve... :P

Abraços
PS

Carlos Abrunhosa disse...

@costa
em relação ao Imperial tenho o mesmo sentimento que tu, é bom jogo, acho um exagero considerá-lo como um dos melhores de sempre, embora respeite essas opiniões, pois acho-o um jogo extremamente castrador para quem não o consegue jogar bem (tipo eu!), já tive uma sessão em que os meus adversários me fizeram passar uma seca de cerca de 2h sem poder jogar! E para mim os jogos são para divertir não para nos consumir! Por exemplo o Caylus, jogo em que também sou constantemente derrotado, sempre me permite ir jogando!

@Soledade
Pois nas minha férias também joguei me dediquei a coisas mais simples... claro que mal cheguei precisei de jogar qualquer coisa mais condimentada... Brass! hehe

Carlos Abrunhosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Abrunhosa disse...

Os meus verdes:
Thurn und Taxis
Brass
Race for the Galaxy

Os meus amarelos:
Notre Dame
St. Petersburg

Os meus vermelhos (vemelho claro, pode ser?):
Modern Art
Ave Caesar

Abraços
Abruk

Duarte disse...

@Carlos.

Jogar sem bandeira no Imperial é divertido e até é uma das maneiras para se ganhar um jogo.

Já experimentaram a variante sem a Investord Card?

- Mais dinheiro inicial
- Não há distribuição de bonds no início
- Todos os jogadores podem investir numa nação no fim do turno desta.
- Jogadores sem qualquer nação podem investir em qualquer nação no fim do turno de qualquer nação.

Talvez assim disfrutasses mais de um excelente jogo!

Parabéns pelo Semáforo!

Por cá continuam o Age of Steam e o Brass no verdinho bem acompanhados pelo Agrícola.

BrainStorm disse...

Olá Duarte,
Estamos para testar essa variante há 1 ano, mas ainda n arranjámos coragem :P

Quanto aos verdes... por cá também havia a possibilidade de nomear muito mais. Este é apenas um destaque de todos os que poderiam ser, e um destaque pessoal ;)

Based on original Visionary template by Justin Tadlock
Visionary Reloaded theme by Blogger Templates

Visionary WordPress Theme by Justin Tadlock Powered by Blogger, state-of-the-art semantic personal publishing platform