Sem a presença do Carlos e do Nuno, esta 6ª Feira foi atípica, tanto mais que a EDP brindou-nos com 2 ou 3 apagões localizados que vieram perturbar a sessão de jogo. Mas com ou sem luz, lá fomos jogando.
VERDE - O SdJ deste ano, KELTIS, é um jogo bem verde, literalmente falando. É mesmo verde. A caixa é verde, o tabuleiro é verde, os componentes são verdes, tudo é verde menos a experiência de jogo que está bem amadurecida. Herr Knizia pegou na mecânica base do seu jogo LOST CITIES e deu-lhe um tratamento especial, transformando-a numa experiência multiplayer tão agradável quanto estimulante. É um family game puro, abstrato que dura aproximadamente 30 minutos e que deixa os jogadores presos à dinâmica do jogo. Seguramente a repetir, aqui e em casa.
AMARELO - Na realidade, para mim é um amarelo esverdeado. Feito o Pepsi Challenge aos dois principais candidatos a SdJ deste ano e percebe-se porque ganhou o verdinho, mas percebe-se também porque não ganhou este STONE AGE, porque é melhor e um pouco mais complexo, não nem de longe nem de perto um strategy game pesado. Tem mais estratégia e tem muitos dados que podem frustrar muitos jogadores. Mas continua a ser uma razoável experiência de jogo.
VERMELHO - MAGNA GRECIA desiludiu em todas as vertentes. não tem ritmo, é previsível e não parece não ter muito sentido, trocam-se pontos por pontos e sem se ver grande vantagem nisso. Não se vislumbra nenhuma oportunidade para fazer aquela jogada que pode dar muitos pontos. Pareceu-me um jogo bem entediante. teremos ainda que o jogar mais uma vez, só para tirar as teimas, mas para já, leva o cartão vermelho.
Para a semana há mais semáforo!



9 comentário(s):
Queria muito jogar esse Keltis ... para ver se é como a melancia... verde por fora...
Bem vindo ao semáforo Costa...
ps-O stone age é girinho mas prefiro a bisca dos três...
Eu não andei por aí... mas andei a jogar à mesma. E isso é que conta ;)
A haver um verde para mim esta semana esse teria que ir para o Twilight Struggle... UI.. jogo do catano. Espremidinho até ao fim. Com a penultima jogada do meu adversário (Paulo Inácio) onde sou supostamente beneficiado, mas onde vou buscar 3 cartas que quase me provocam a derrota no jogo.
É mesmo um daqueles jogos onde se passa da frustração para a euforia e vice-versa em apenas alguns segundos :P
O amarelito ia para o Yspahan. Giro, mas começa a ficar ultrapassado.
O Vermelho carregado. Primordial Soup.... Aliás, o abandono do jogo a meio diz muito. Mas gostava de jogar outra vez (daqui a algum tempo). Coisa estranha.
Muito bom o Keltis. Mesmo para o Knizia. Um jogo simples mas bem feitinho. Com o detalhe da regra do turno ficar completado, claro.
O amarelo foi o Stone Age porque só jogámos 3. Este, também daria para ser verde. A mudança de humores dos dados fazem-no ser, parafraseando o Carlos, "um daqueles jogos onde se passa da frustração para a euforia e vice-versa em apenas alguns segundos". Com a vantagem da injustiça do jogo, ou da sorte, demorar menos!
Já o Magna Grecia, pois. Não sei se me levas a jogar aquilo outra vez. A não ser que te tenhas enganado muito nas regras. É que, da última vez que isto aconteceu, repetimos um Kaivai que, sinceramente, ainda dou por uma das minhas maiores frustrações de jogo de sexta à noite, as horas que perdi com o bicho! Sacana de jogo. Nunca me tinham feito isto! Duas vezes!
PS
Não vou dizer maravilhas do Primordial Soup, mas talvez vos tenha faltado um jogador que o soubesse jogar para imprimir um certo ritmo. Não desistas depois do meio jogo...
Quanto ao Keltis, quero muito experimentar esse knizia. É mesmo abstracto, ou tem tema colado?
Vasco,
O jogo nem é nada abstracto, tem até os objectivos bem visíveis, bem mais que o Lost Cities.
Agora, o tema é igual. São expedições ou garrafas de água ou outra coisa qualquer. É um jogo de cartas com um tabuleiro, simples, com duas ou três regras e alguns ajustes nas pontuações, a la knizia.
PS
Vasco, se notares eu digo que quero voltar a jogar o jogo, tanto mais que acho que tem boas ideias.
O que eu acho que alguns ainda não perceberam é que o intuito do semáforo não é cotar um jogo, mas sim uma experiência de jogo, e a moinha experiência de sábado foi MUITO má.
Claro que voltarei a jogar. Eu fiquei a pensar um pouco naquilo e acho que o ppl não se pode agarrar às amebas... estão lá para viver e para morrer e deve ser um ciclo rápido ;)
Eu já pus a minha review do Keltis no BGG para quem quiser ver, está em inglês. Dei-lhe um 13, achei bonzinho mas não é nada de especial para quem não goste do Lost Cities. Mas como até nem desgosto do Lost Cities lá vou jogando ao Keltis, é um bom joguinho embora eu esteja a ver fartar-me deste jogo se jogado muitas vezes.
O Magna Grecia é um dos jogos favoritos do meu grupo, acho-o engraçado e acho-o mais um La Strada com esteróides.
João,
O Keltis tem também a vantagem de ser um belíssimo jogo para newbies o que, aparentemente, o pessoal procura muito nestes dias.
PS
Yeap, eu referi isso na review, que é um excelente gateway game.
Enviar um comentário