09/12/2008

Semáforos Verdes

O verde desta semana vai para todo o dia de sábado. Um dia espectacular em que se jogou de tudo e mais alguma coisa. Mais que os jogos, as pessoas é que contam. O dia foi de convívio e, mesmo com alguns joguinhos maus atravessados na garganta, nada foi vermelho ou amarelo. Foi tudo verde. Porque o que conta são as pessoas.
Enumerando:
We the People - Pombeiro no seu melhor a testar a capacidade wargamer do Carlos. Pois! Washington terá sido apedrejado à saída de um combate e acabou por sucumbir.
Saulen Von Venedig - O resultado deste foi algo decepcionante com o caos a apoderar-se da estratégia e os pilares que suportam a cidade de Veneza a não serem suficientes para safar a experiência.
Monuments - este é uma das boas surpresas de 2008. Nada de extraordinário aqui, mas um joguinho agradável com uma densidade estratégica e tempo de jogo bem assinaláveis.
RattleSnake - Guilherme Pombeiro fez o favor de se lembrar da Maria e trouxe o jogo. Ainda bem, sobretudo por causa do pai da Maria. O jogo é delicioso e já está encomendado. A Maria ainda fala nele. Um dos momentos do dia foi o Inácio a levantar-se para colocar uma peça no tabuleiro (as peças são ímanes). Até aqui nada de mal. O problema foi que, assim que ele se levantou da cadeira, todas as peças no tabuleiro se moveram, rodando, respondendo ao chamamento magnético, como que olhando para ele. Inácio, não se deteve e, num acto de generosidade dramática, chegou o indicador à boca e "shhhhh", mandou calar as peças que estavam na mesa! Delicioso o momento. E claro, ganhou! Impôs o seu respeito e saiu debaixo de uma tremenda ovação, como o grande vencedor de Rattlesnake.
Royal Palace - um euro que não falha. Não é lá essas coisas mas acho que, tirando o facto de ter demorado um bocadinho de tempo a mais, foi bem recebido.
Agricola - fazer um eurocéptico jogar um euro game só é possível à custa de uma versão completamente quitada. E resultou. O Pombeiro gostou do jogo e agora treme quando pensa na despesa dos FIMO's.
Jet Set - Houve algum contentamento geral na recepção a este jogo. Alguém disse que seria um Ticket to Ride mais evoluído! Ou terei percebido mal?! Mas acho que resultou apesar do tempo de jogo - 2.30h!
Last Night on Earth - Pronto. Confesso que jogar isto foi uma mudança radical na minha percepção dos jogos de tabuleiro. Nunca mais vou ser o mesmo! E o problema é que etá gostei de andar à tareia aos zombies. A chave estava próxima e os dados foram amigos (quase sempre). Claro que também ajuda jogar com uns zombies e uns heróis bem arranjadinhos!
Habitat - Mais uma vez se comprovou que este jogo não presta. Não há como dizer de outra maneira. Um jogo que só termina porque os jogadores dele desistem, diz tudo. Um jogo infeliz com um desenho superior.
Robber Knights - Julgava aminha gente que ia jogar um jogueco simples e de aprendizagem relativa. Pois! O jogo é simples e joga-se bem mas, o problema está na "manha"! O Vasco percebeu da pior forma que este, não é um jogo assim tão simples.
Galaxy Trucker - Para mim, a melhor experiência do dia. Um jogo deliciosamente caótico. As minhas naves foram sempre aguentando à desgraça, com a excepção da última que, muito mais pequenina que aquilo que poderia ser, ainda assim, sofreu danos irreparáveis, perdento a carga por completo e ainda arriscando despenhar-se. Felizmente chegou ao fim da viagem para contar as desventuras. Pombeiro, Guilherme, Carlos e eu numa arriscadíssima viagem galáctica que acabou com a vit´ria de um experiente Pombeiro. Um homem habituado às lides de conduzir uma nave pela galáxia.
SkyBridge - Aqui está um tipo de jogo do qual eu, por norma, costumo fugir. Revelou-se um bom jogo, com uma boa dose de estratégia e interacção total. Ficou alguma dúvida se a ordem de jogo é fundamental ou não mas, mesmo assim, uma boa experiência.
Talvez alguma coisa me tenha escapado. Se assim foi, acrescentem o que lhes aprouver.
Aos presentes, obrigado e que venham muitos, assim espero.

7 comentário(s):

haroldun disse...

Foi um dia fantástico! Num local perfeito e com um dia chuvoso a convidar a muitas jogatanas. A repetir.
'shhhhh! tudo quietinho!' É por pequenas coisas como esta que vale a pena ser boardgamer. O convívio com os amigos fica para sempre na memória :)
Os meus agradecimentos ao Soledade, e Cia., por nos ter proporcionado este dia. Um anfitrião inigualável.

Costa disse...

Foi um rico dia, que foi.

Pelo que me toca, destaco JET SET e MONUMENTS.

@Nuno
Depois de eu me vir embora ouvi dizer que também se jogou o URUK :)

Venham mais sábados assim :)

Unknown disse...

Muito muito bom o "cumbibio" !
Um verde muito forte.
Dos jogos que joguei destaco a confirmação do monuments e do palays royal, a decepção que veio de veneza (um caos a cinco!) e as boas indicações do Uruk... agora bem jogado e bem menos demorado, mostrou ser um civzito bem engraçado...
Agora a estrela, a estrela foi o joguinho das cobras , e que jogo !!!!!
Desde o Zeus que o Pombeiro não me "impingia" uma pérola assim...

Aproveito para convidar o pessoal a inscrever-se no novo gadget do google que está ali nas tabs laterais sob o titulo de AMIGOS... só para parecermos muitos ... :p

Firepigeon disse...

Pelo que me toca e à minha familia, os meus agradecimentos a todo o pessoal de Leiria, e especialmete ao anfitrião Soledade.
Vocês continuam-se a dar comigo e ainda aprendem a gostar de jogos à séria!! ROTFL
E não, não vou comprar o Agricola sem FIMO meeples. Vou esperar pela LeiriaCon para o tornar a jogar.

BrainStorm disse...

Muito bom... Uns convidados extra. Jogos pouco habituais.

Belo cumbibio.

A adoçar a boca para a LeiriaCon... ou então não.

vch disse...

Sim, o semáforo muito verde foi o dia todo: boa companhia, boa comida e alguns bons jogos

Os meus verdes foram o Monuments (muito subtil), Jet Set (ja sei que tambem funciona bem a 3) e o Robber Knights (Carlos da proxima não escapas).

O Habitat foi a desilusão e o Venedig só vai ter mais uma hipotese.

Obrigado pelo dia excelente

P.S: E estou mesmo a imaginar o Inacio a mandar calar as serpentes ;-)

Carlos Abrunhosa disse...

Parabéns pela iniciativa!

Já me adicionei ao vosso site!

Based on original Visionary template by Justin Tadlock
Visionary Reloaded theme by Blogger Templates

Visionary WordPress Theme by Justin Tadlock Powered by Blogger, state-of-the-art semantic personal publishing platform