08/01/2009

Semáforo

O semáforo desta semana promete polémica. Após um fim de semana em que muitos jogos cairam na mesa a escolha para os "componentes" do semáforo é para mim bastante clara.

Vermelho: Imperial. Este foi um jogo atípico, ou então não. Logo de início deu para ver que as coisas iam dar para o torto (nada pessoal Soledade), mas este é um daqueles jogos em que a interacção entre jogadores é que define o rumo da Europa.
Neste tipo de jogos em que o factor sorte é nulo e a decisão dos outros influencia o rumo dos acontecimentos, a tua estratégia pode ir abaixo por algo que não depende de ti. Foi na minha opinião o que aconteceu, e não estou a dizer que quem ganhou não tinha uma boa estratégia, que tinha, mas a mão invisível carregou-o... e ele bem deve ter sentido.

Amarelo: Princes of Florence. Foi uma experiência diferente. Um jogo em que os costrutores (AKA bobs) saiam praticamente ao mesmo preço que os bobos é logo à partida estranho. Depois, este é um jogo que já não vai para novo, e apesar de isso não se notar muito, acaba por não ser nada inovador, especialmente quando temos alguém que joga o jogo pela primeira vez. Acaba por ser uma lufada, mas já não tão fresca como foi em tempos.

Verde: Caylus. Penso que esta seja uma escolha mais concensual. Todos admitiram que subiram a nota ao jogo após esta partida. Claro que jogar a versão Caylus Premium Limited ajuda, que ajuda. Este é uma daqueles jogos que sofre do "ódio de estimação" de Leiria e por isso já não o jogava há tanto tempo, que esta é a minha primeira partida marcada no BGG. Tanto mal foi dito deste jogo que até já eu não gostava dele sem saber porquê. Relembrei tudo de bom que o jogo tem e isso valeu bem a experiência.

11 comentário(s):

haroldun disse...

Pois ... e quem entronou o Rei Soledade foi moi! Ficou bem entregue.
Apesar de tudo, o Imperial é definitivamente, neste momento, o meu jogo preferido. Suponho que não voltas a jogá-lo comigo :( Mas olha que te posso entronar no próximo ;)
Boa escolha o Caylus! Mas o Giants também foi uma boa experiência.

BrainStorm disse...

Mas está tudo doido ou quê??? Claro que volto a jogar Imperial contigo. Já amanhã se for preciso ;)

soledade disse...

Às vezes acontecem coisas assim. Eu lembro-me de ter sido o único a não gostar de jogar, naquele dia, o Red November. Provavelmente tu foste o único que achou o Imperial vermelho. Também é esquisito que eu tenha achado esta experiência de Princes of Florence muito decepcionante, sendo ele um dos meus jogos favoritos.

Avançando, o Caylus gostei de o tornar a jogar. Não foi um verde mas foi um amarelo. Nunca sei muito bem o que fazer e acho que nunca vou conseguir ganhar aquilo mas, na verdade, tirando o tempo de jogo excessivo (mais uns 30 minutos que o que deveria ter, para mim) foi uma boa experiência.

O Giants foi o meu verde do dia 1, empatado com o Tribune. Mas como já conhecia o Tribune, fiquei muito satisfeito com o Giants que achei um dos melhores jogos de Essen, até agora.

Os vermelhos, dos dois dias, e isso é algo que me vem logo à cabeça sem sequer imaginar o Imperial, o Caylus ou o P. of Florence, é o Dominion e o Master Builder.

PS

Unknown disse...

Imperial no Vermelho !!!!!!!!!!!
NUNCA !
Um jogo que motiva mais horas de discussão do que de jogo !!!!
Lindo !

Quanto ao Caylus, preferi o Keltis (também tem um nome estúpido e dá para jogar 7)

BrainStorm disse...

@Soledade: Por isso é que o semáforo é o semáforo. Para mim este foi o Vermelho... para ti foram outros. É a beleza da rúbrica. Experiência PESSOAL de jogo ;)

Quanto ao Caylus. Não achei que tenha sido assim tão demorado. Pelo menos a sensação que tive é que foi rápido. Também não sei quanto demorou, mas teria gostado do jogo mesmo que tivesse demorado um pouco mais. Estava a divertir-me e apesar de ter sido eu a "provocar" o final do jogo, foi uma questão meramente táctica.

Agora jogar um Caylus ou 7 Keltis? Um Caylus, definitivamente.

Carlos Abrunhosa disse...

2 dias seguidos!

Vocês devem ter umas mulheres fantásticas!

Abraço

Carlos ;)

Costa disse...

@Abruk
Pois temos :p

BrainStorm disse...

Nada disse, se elas fossem fantásticas nós ficávamos em casa com elas... assim temos que nos juntar para jogar :P

J/K

BrainStorm disse...

*Nada disso ...

Anónimo disse...

...se elas fossem fantásticas nós ficávamos em casa com elas...

será que elas sabem???

Anónimo disse...

Boa! Um semáforo em que posso opinar com algum fundamento. Isto é, tendo jogado alguma coisa!
O Imperial não foi, nas duas jogas que fiz, o jogo que leio ser. Talvez porque não dominámos bem as regras e subsistiram dúvidas.
O Caylus agradou-me bastante mas provocou uma discussão desagradável e deixámos de jogar.
O Princes veio até cá mas não deixou o celofane tendo sido oferecido a umas visitas (é hoje um "must" na Eslovénia).
O Keltis é engraçado pela cor e pela rapidez e porque só temos 20 minutos e porque é só jogadores novos e porque não há mais nada e porque não emborcamos mais que uma cerveja e… é só.
Bons jogos para este fds e muita felicidade com elas.

Based on original Visionary template by Justin Tadlock
Visionary Reloaded theme by Blogger Templates

Visionary WordPress Theme by Justin Tadlock Powered by Blogger, state-of-the-art semantic personal publishing platform