Esta foi uma semana produtiva e dava para fazer um bocado de semáforos. Boas e más experiências. Não há espaço para todos e, portanto, alguns vão ficar de fora. Mas vamos à coisa.
Vermelho: Manila. Este joguinho do malogrado Delonge não é o que estava à espera. Pronto, ele foi um family game, claro, e acabou por ser uma sessão divertida (mais ou menos) por causa do Brabarrossa - esse mítico pirata que, num arrombo de fortuna e competência me valeu 72 por cento, mais coisa menos coisa, dos meus pontos vitória. Mas o jogo arrastou-se tanto que se tornou num vermelho.
Vermelho claro: After the Flood. Ó jogo chato! Foi uma sessão que até estava a resultar mas, quando íamos a meio deixámos o gajo de lado. Tamanha seca estávamos a apanhar. Não fora a dedicação ao autor e teríamos desistido ainda antes. O jogo não é mau, não é. O semáforo não serve para cassificar os jogos e sim as experiências. Que fique claro isso. Mas aquela sessão foi tão chata que deveria ter acabado no segundo turno. Vai ser difícil ter vontade de o voltar a jogar mas, provavelmente, o jogo merece-o.
Amarelo: Age of Empires. No fundo foi uma confirmação do que já esperávamos. A ideia de jogar aquele jogo a partir das 2 da manhã e já com 5 litros de cerveja no bucho só poderia correr bem. Pois! Mas o jogo não ajudou. Ameritrashada com decisões algo repetitivas e nada condicentes com o grau da cerveja especial de Natal da Super Bock. Enfim. Tivéssemos nós jogado algo mais calminho e menos irritante e teria sido uma melhor sessão. Apesar de tudo isso, o jogo deve ter servido para assustar positivamente um newbie para as coisas boas dos jogos de tabuleiro. Acho que conquistámos mais um para a classe.
Verde: Power Grid. Voltámos a um clássico que já não usávamos há muito tempo. Foi bom rever aquele mapa e aquelas cartas e aqueles recursos. Acho que foi um jogo, pelo menos pareceu, concensual. Bom para newbies e tudo, meus amigos, este Power Grid ainda terá muito para dar aos boardgames.
Vamos lá ver se o próximo fim de semana será tão produtivo. Duvido!



15 comentário(s):
Aquele Manila ui... que festival de dados... finalmente um jogo económico de piratas com dados que quase não tem random (se exceptuarmos 99,9 por cento do jogo e às vezes mais) Rojo!
O After the Flood foi uma decepção. Não que o jogo esteja mal feito, mas não é a minha praia, enfadonho engonhate e pastelão... boring!
Age of Empires e Power Grid para mim dois amarelões... O AoE por tudo o que disseste e por não ter descoberto nada de jeito era cada tiro cada melro... e o power grid por sempre demasiado bom para acabar sempre da mesma maneira: Por pura sorte.
Verde ( o meu) o Twilight Struggle com o cenário de 30 minutos (chinese civil war variant) porque demorei exactamente 30 minutos a desistir... Adorei fazer o set up!
Boas Nuno,
Só posso imaginar a quantidade de cerveja que bebeste nesta sessão para dizeres que o PG terminou, como sempre, por pura sorte!!!
Será que não estavas embalado com os dados do Manila e julgáste que o carvão eram filipinos?!
Tens que me dizer onde é que o PG tem sorte....
Será que é na ordem de saída das Power Plants??? (vá, levas a resposta do costume: Fizésses melhores compras, eheheh)
Vais ter que explicar essa da sorte no PG...
# Johnnybegood
Boas
Então cá vai:
O jogo é "demasiado bom" para acabar da maneira como sempre acaba. E explico: Com jogadores experientes ( estilo o soledade e o carlos ou o costa) o jogo resolve-se em dois detalhes:
- o timinig de saída do step 3
- A primeira power plant que sai que permite somar 17 (num jogo a 4 - estilo uma que alimente 7)
E isto porque nessa altura do jogo já se tem tanto pilim que nem sabemos como o gastar.
Das últimas 4 vezes que joguei foi assim. Assistir a um penoso arrastar de decisões para encontrar um vencedor anunciado.
ps- nunca contei cartas ou fiz exercícios matemáticos ou probabilísticos a jogar jogos de power grid...
E pronto !
É isso.
E a cerveja tava boa... fresquinha mas boa...
:P
Pois eu também não acho justo fazer da sorte isso tudo em Power Grid. O timing pode facilitar, a ordem de compra também, acho que o maior prejudicado foi o Manel que acabou por comprar sozinho antes do Step 3 sair e mais que isso não acho. Neste jogo, especificamente, e não estou a falar do jogo da #26 - um mítico Power Grid resolvido para o meu lado depois de me ter calhado a #26 por €26 - , acho que não houve assim tanta sorte a decidir coisa nenhuma. Foram mãozinhas! :P
#soledado
"Foram mãozinhas!"
LOL
Barbarrossa-mos !
No que me toca só posso comentar 2 jogos. O After the Flood preocupa-me que vos tenha preocupado, pois quero muito experimentá-lo. Quanto ao PG não discordo do Nuno. Para mim já teve todas as cores. Às vezes só é mesmo suportável com baldes de cerveja, mmas isso é mau prás contas. E tem a sua dosesinha de sorte, não digam que não ... um dado resolvia isso ;) E até o Gervásio, com uma calculadora de bolso, poderia brilhar! Mas, enfim, a sorte conquista-se.
Na generalidade concordo com o semáforo desta semana. Não acho que o Power Grid tenha sido ganho com sorte pelo Paulo. Acho que foi o que aproveitou melhor os erros dos adversários e que melhor geriu as suas Power Plants.
Quanto ao Twilight Struggle. Não foi o meu verde... ou seja, foi um verde claro :P
A variante terá que ser jogada mais umas 2-3 vezes para se perceber do seu "equilibrio". Claro que a possibilidade de jogar o Twilight Struggle numa hora é sempre giro e com algum treino o setup demora menos de 10 minutos :P
A jogar novamente !!!
@nbs: já agora, aquela não é a variante da Chinese Civil War !!!
Essa ainda estou a ver se a "saco" ;)
@NBS - Podes sempre jogar o mapa da China... as Power Plants saem por ordem... já não tens aleatoriedade na saída.
Não sei é como é que fazes para ter tanto pilim a dada altura... estou a ver esses leilões...
@Brainstorm - Um dado no PG só se for para tirar à sorte quem vai buscar a nova ronda de surbias...
A questao da sorte no PG nao me parece de todo um problema, uma vez que a aleatoriedade com que saem as cartas afecta toda a gente. Claro que ser o primeiro a bidar pelas pp's pode ter uma cera e determinada desvantagem, mas n creio que isso estrague o jogo.
Quanto ao meu semáforo e só joguei no Sábado:
Vermelho: Manila ( tem demasiada sorte. É bonito e serve como jogo de apresentaçao a newbies, mas só isso);
e o resto é Verde.
cof... o dado foi sugerido pelo Haroldun (Paulo Inácio).
Agora esse mapa da China parece-me bem. Temos que testar ;)
Tenho reparado que têm jogado imenso ao TS.
E então o 1960? Ainda se aguenta face às ultimas sessoes de TS? Ou ficou na prateleira?
Como é que se joga essa variante de TS de 30 minutos?
Olá Hugo.
Basicamente sou eu que jogo o TS ;)
A variante vinha na C3I nº 19, se quiseres posso enviar-te isso para o mail, dizz qualquer coisa.
Quanto ao 1960... é muito fraquinho, comparado com o TS, mas isso sou eu a dizer, certamente há outras opiniões.
quero
jogosdetabuleiro@gmail.com
obrigado
Já agora... faltou aí a frase da semana. Já não sei qual era, mas a pérola era minha, disso lembro-me.
Enviar um comentário