17/04/2009

TOP 5 - Houston... we have a problem...

Faz hoje 39 anos que três mocinhos americanos regressaram à terra. Hummm... assim de repente a frase fica esquisita... regressaram?... de onde?... do mundo dos mortos?... vamos fazer um tributo ao George A. Romero??... Não, não vamos (mas até tenho pena).
James Lovell, Fred Haise, John Swigert fizeram parte da missão Apolo 13. "Houston, we have a problem..." lembram-se!! Para comemorar esse regresso aqui fica o meu top5 desta semana. Os meus 5 jogos preferidos de Ficção Científica:
1 - DUNE - O filme do David Lynch é fabuloso e o jogo faz muito lembrar esse filme. Como diz o amigo Inácio, este jogo transpira spice por todos os poros. Muita interacção, muita traição e muita diversão. Definitivamente o meu nº 1 na linha sci-fi.
2 - RACE FOR THE GALAXY - Pegando na mecânica base que deu origem a SAN JUAN, Tom Lehmann construiu este jogo de cartas, bastante abstracto, mas que graças às fabulosas ilustrações e à sua jogabilidade, consegue fazer-nos passar alguma sensação espacial de aventura, conquista e sci-fi. Um bom jogo, que não é para todos e cuja curva de aprendizagem é relativamente elevada.
3 - GALAXY TRUCKER - Criado pelo imaginativo Vlaada Chvàtil, GT é um jogo de destreza, cheio de interacção e muito divertido. Construímos uma nave espacial (a parte mais divertida do jogo, sem dúvida) e depois rezamos para que a nossa nave sobreviva aos muitos perigos que as cartas vão ditando.
4 - RISK 2210 A.D. - Este é uma das muitas reimplementações do modelo RISCO e provavelmente a minha preferida. Para quem é fã da série, este é obrigatório.
5 - ROBORALLY - Tão simples quanto caótico, este jogo é um imenso bailado de adrelanina e diversão, um jogo de convívio onde prevalece a alegria sobre a estratégia.

10 comentário(s):

Unknown disse...

Dizem que este é bom: Battlestar Galactica...

O Space Alert também é girito...

Mas quem me tira os recursos (AKA cubos de madeira) trabalhadores e o universo fantástico de um passado histórico rico em tema, tira-me tudo...

Houston, Texas, cowboys, velho oeste... gado,, índios ... ui...

soledade disse...

Boa ideia para um top 5.

Coisas do espaço não são um must, para mim. Não me atraem por aí além.

Pelo que percebi, a ordem é importante. Eu escolhia também o Dune. Lembro-me que estive arredado do jogo por, mais ou menos, 90 minutos, intervalando com queijo e vinho e, no final, ainda voltei para jogar e podia até ter ganho, não fora a "sorte" do Inácio!!!

O Galaxy Trucker é pura diversão e caos. Eu gosto muito do jogo, sobretudo da fase caótica da construção da nave.

O Race for the Galaxy é assim, assim, para mim. É um jogo bom, que é, mas não é muito o meu estilo. Os símbolos são demasiados para o meu entendimento. Eu sou assim um bocado para o burrinho.

O Risk dispenso.

O Roborally, caso não demorasse tanto tempo, era mais vezes jogado. Acho-o chato pelo tempo que demora. É muito giro de início quando ainda fases disparates imensos, do tipo Galaxy Trucker mas, quando começas a acertar tudo, fica sem piada.

Não mencionaste os cooperativos Red Planet e Space Alert e, ainda bem. Falta o Duck Dealer que ainda está para ser experimentado.

PS

Unknown disse...

"cooperativos Red Planet..."
- cooperativos ??????
Bem sei que ajudei o Carlos a ganhar um Liberté em 1520 mas cooperativo ?????

ps-esqueci-me desse... é bem giro : Mission Red Planet o mio Faiduti Favoriti !

Costa disse...

Eu confesso que esse MRP não me seduz, mas claro que o quero experimentar.

Dos sci-fi que não conheço, aqueles que eu mais quero experimentar são:
- BATTLESTAR GALACTICA
- STARCRAFT: THE BOARDGAME
- COSMIC ENCOUNTER
- STARFARERS OF CATAN
- SPACE DEALER
- PLANET STEAM
- e DUST

:)

soledade disse...

Sabes que eu sou um entendido em jogos cooperativos. Eu queria dizer era aquele do submarino cooperativo e pareceu-me uma nave espacial. Coisas de temas profundos!

PS

Carlos Abrunhosa disse...

Então e digam lá, dando seguimento à temática: o que dizem do Valdora? e do Bombay? e do MontegoBay?

O Ballon Cup também tem entrada na tua listagem Sci Fi? Se recuarmos no tempo os balões de ar quente tinham o seu K de Sci Fi! hehe

Abraços

Rôla disse...

"Mas quem me tira os recursos (AKA cubos de madeira) trabalhadores e o universo fantástico de um passado histórico rico em tema, tira-me tudo..."

Nem mais!

Firepigeon disse...

We really have a problem!!!

O SpielPortugal a tratar de jogos com temas?!?!??? Ai meu deus ao que isto chegou!!! ROTFLMAO

@Soledade: O Roborally tens de o experimentar com 8 jogadores: caos do principio ao fim!!!

Battlestar Galactica: a par do Dominion o melhor jogo de 2008!!

Falta aí um clássico: Merchant of Venus!

E para um épico de ficção cientifica, o incontornável: Twilight Imperium

haroldun disse...

Bom Top 5. O Dune deixa todos esses a milhas - é o melhor jogo sci-fi. É o único que transpira tema ou, melhor, spice. Quanto mais velho melhor.
Mas o TI também merecia estar no Top; é de facto um épico.
E ainda há o Full Metal Planet, que também deveria estar no Top.

ocram disse...

Por falar em sci-fi...
... foste teletransportado para algum sítio longinquo????

Based on original Visionary template by Justin Tadlock
Visionary Reloaded theme by Blogger Templates

Visionary WordPress Theme by Justin Tadlock Powered by Blogger, state-of-the-art semantic personal publishing platform