08/05/2009

TOP 5 – Jogos sobre batalhas que levaram ao fim da 2ª Guerra Mundial na Europa

A 8 de Maio de 1945 as forças Aliadas aceitaram a rendição incondicional das forças Nazis. Assim terminou a 2ª Guerra Mundial na Europa. Esta não é propriamente uma lista de jogos, é antes uma lista de jogos que simulam algumas das operações decisivas que levaram à vitória final dos Aliados. A ordem é cronológica.

A Victory Lost - Em Dezembro de 1942 os Soviéticos lançaram a Operação Saturno na zona de Estalinegrado. Esta Operação tinha por objectivo explorar o sucesso da Operação Urano, lançada em 19 de Novemro de 1942, que levou ao cerco de 300.000 tropas do Eixo em Estalinegrado. A Operação Saturno terminou em Fevereiro de 1943 e culminou na vitória Soviética da Batalha de Estalinegrado. Pode dizer-se que esta operação marca o início do fim da aventura Nazi na URSS. O rolo compressor vermelho começou a rolar. A Victory Lost simula a Operação Saturno. É um wargame de hex&counters notável pelas suas regras simples, beleza e uma inovadora mecânica de ‘chit pulling’ que o torna imprevisível e re-jogável.

Conflict of Heroes: Storms of Steel! – Kursk 1943 - A Batalha de Kursk, que ocorreu entre Julho e Agosto de 1943, é a maior batalha de sempre entre veículos blindados. Foi a última operação ofensiva (Operação Citadela) que os Nazis conseguiram levar a cabo no Leste. A vitória decisiva dos Soviéticos nesta batalha deu-lhes a initiativa para o resto da guerra. Quanto ao jogo, ainda nem sequer foi publicado, mas faz parte da popular série Conlict of Heroes. Esta série recria batalhas a nível táctico à semelhança das séries ASL e Combat Commander. É indicado para que gosta de wargames tácticos.

Afrika II - Entre 23 de Outubro e 5 de Novembro de 1942 teve lugar a 2ª Batalha de El Alamein, no Egipto, que opôs forças do Eixo e da Common Wealth. A vitória decisiva dos Aliados marcou a viragem dos acontecimento na Campanha do Norte de África. As esperanças do Eixo de ocupar o Egipto e o Canal do Suez, que dariam acesso ao petróleo do Médio Oriente, esfumaram-se. O jogo em si não retrata esta batalha. Retrata sim todas operações ocorridas na Líbia e Egipto até ao final de 1942. É um wargame operacional e faz parte da popularíssima série Standard Combat Series da The Gamers/MMP. É uma série muito boa e com regras bastante simples.

Memoir ’44 - Em 6 de Junho de 1944 as forças Aliadas invadiram a Normandia, França – Operação Overlord. Foi o maior assalto anfíbio da história – envolveu cerca de 160.000 tropas, 7.000 barcos e 12.000 aviões; no final de Agosto cerca de 3 milhões de tropas já tinham desembarcado na Normandia. A Batalha da Normandia continuou por mais 2 meses (Operação Cobra) e terminou com a captura de Paris em 25 de Agosto de 1944 e a retirada dos Nazis para lá do rio Sena em 30 de Agosto de 1944. Escolhi o Memoir ’44 por se tratar de um jogo bastante popular, com bonequinhos de plástico, e que simula a um nível táctico básico os combates ocorridos na Normandia. Além disso, já têm várias expansões.

FAB: the Bulge - A 16 de Dezembro de 1944 os Nazis lançaram a Ofensiva das Ardenas com cerca de 500.000 tropas e 500 blindados. Do lado dos Aliados estavam cerca de 800.000 tropas e 700 blindados. Morreram cerca de 19.000 americanos nesta batalha – é a mais sangrenta da história dos EUA – que terminou em 25 de Jaqneiro de 1945. O objectivo desta ofensiva era dividir ao meio as forças Inglesas e Americanas, tomar Antuérpia, cercar e destruir 4 exércitos e por fim forçar uma paz negociada com vantagens para os Nazis. Se o conseguissem, os Nazis poderiam depois concentrar-se apenas na frente Leste. Foi o último esforço Nazi. Quanto ao jogo, FAB: de Bulge é um wargame de blocos com um sistema de combate bastante inovador. É um jogo fantástico.

6 comentário(s):

Cacá disse...

Grandes jogos com certeza... Eu sou muuto fã da série Memoir, acho que tem cenários super caprichados, e confesso que as miniaturas dão todo o charme que os wargames precisam.. hehehheheh..

Abraços do Brasil...

soledade disse...

Eu gostava muito de jogar o Bulge. Acho que será um tipo de wargame que eu gosto. O Memoir eu já experimentei e achei muito desinteressante. Não vi mesmo nada de coisa nenhuma que quisesse repetir!

Os outros, para além do victory lost, não tenho muito curiosidade. Mas até esse acho que não será bem a minha praia.

Boas escolhas.

PS

Costa disse...

O BULGE promete ser um jogaço e gostava muito de jogar o A VICTORY LOST. O MEMOIR também gosto, é fácil e rápido e também acho muita piada às miniaturas.

Os outros não conheço.

Bom top!

haroldun disse...

Neste TOP 5 a escolha foram mais as batalhas que os jogos em si. O Memoir pode não agradar a muita gente, mas por certo que também agrada a muita gente, daí a sua escolha para o dia-D e operação cobra. O A Victory Lost e o FAB: the Bulge são dois excelentes jogos. O 1º mais virado para os amantes dos típicos hex&counters e o 2º também, mas com potenciais apreciadores entre os não-wargamers, como o atestam o Costa e a curiosidade do Soledade.

@Cacá. Os teus comentários são sempre bemvindos. Abraços de Portugal.

Unknown disse...

TOP 5 – Jogos sobre batalhas que levaram ao fim da 2ª Guerra Mundial na Europa ...

Ora bem... pois... batalhas... wargames... pois... ora bem...

zorg disse...

Só um pequeno apontamento: a "popular série" Conflict of Heroes tem, até agora, um título publicado, o Awakening the Bear que, não obstante, é bastante recomendável. :-)

Based on original Visionary template by Justin Tadlock
Visionary Reloaded theme by Blogger Templates

Visionary WordPress Theme by Justin Tadlock Powered by Blogger, state-of-the-art semantic personal publishing platform