17/09/2009

Liga dos Últimos

O nosso top 10, estilo, ao contrário. Com os nossos ódios de estimação, jogos que merecem todas as honras, porque sem eles não existiria termo de comparação. São jogos inesquecíveis pelas aterradoras experiências de jogo que proporcionaram, mas também por terem entrado directamente para a galeria de jogos “prefiro X a jogar isso” (sendo X algo de muito desagradável). Deram origem a piadas pessoais, sendo imortalizados pelo seu grau de genialidade invertida...

O critério foi inventado tendo por base o sistema de pontuação do “Kaivai”, os desempates foram realizados num declarado decalque do científico “Blackbeard”.

Apenas os jogos com 4 ou mais votos dos membros do Spiel foram tidos em consideração - que me perdoe o inesquecível Gargon. Sem mais "Ostia"s aqui vai a classificação da Liga dos Últimos:

10- Ostia Média: 4.25

9- Manila Média: 4.00

8- Bison: Thunder on the Prairie Média: 4.00

7- Habitat Média: 4.00

6- Pacific Typhoon Média: 3.80

5- Kaivai Média: 3.75

4- Roma Média: 3.75

3- The Circle Média: 3.50

2- Blackbeard Média: 2.75

1- Attika Média: 2.50

Attika Player Mats - Ele há mais bonito que isto... ah saudade...

11 comentário(s):

soledade disse...

Ora aqui está uma boa ideia para um top. Que belos momentos passámos a jogar isso. A frase, "ali fui tão feliz" ganha uma nova dimensão. É verdade que os bons jogos devem o reconhecimento a estas pérolas da noitada.

A realçar o facto de alguns terem sido jogados mais que uma vez: Kaivai! Incrível. É, claramente, um dos grandes vencedores.

A minha aposta pessoal, como jogo entre jogos, vai para o Ostia. Porque eu acredito nestas dimensões espirituais que todos devemos ter. Um bem haja!

PS

Cacá disse...

Pô, gosto bastante do Attika.. o que lhes fazem ter tanta implicância com ele?

Dos outros tenho o ROMA mas nunca consegui jogar, e o Manila por aqui vê mesa com uma frequência considerável (apesar d'eu não gostar dele, há quem o coloque em seus TOP 10 pessoais)...

Abraços...

Unknown disse...

Boas Cacá

A beleza está em nem me lembrar porque não gosto nada... lembrou-me vagamente dos player mats não funcionarem, de perceber o jogo mesmo no final e chegar ao fim e dizer :
- espectacular, nunca tinha jogado uma coisa tão má...

Não voltei a jogar para não perder a magia daquela sensação de dizer com um sorriso nos lábios :
- Que #%$#"#% de jogo !

- O Roma é bom bem bom... joguei cerca de 50 jogos de Roma numas férias... é tão aleatório como acertar no jogo do bicho... mas dá para marcar os jogos no BGG...

- O Manila é um jogão !!!! lembrou-me de rir, rir, rir, até que chegou a minha vez de levar com os piratas... daqueles jogos que se demorassem menos uma hora eram perfeitos...

-fora de brincadeiras: às vezes há jogos que não funcionam num determinado grupo de jogadores... e nós por cá, quando a experiência é ruim ficamos escaldados muito tempo...

Carlos Abrunhosa disse...

Boas!
Pois... fazer um topo destes tem o seu quê de provocatório... mas o blog vosso hehe :D

A minha opinião: o Bison é fraquinho, mas mau é um pouco exagerado; Roma até acho engraçado se nos dermos bem com a "sorte" das cartas; Attika também não gostei muito mas 2,50?... Rapazes, convenhamos que aquilo não é assim tão mão!
Abraço

Carlos Abrunhosa disse...

PS- Desculpem lá os erros! São 7:40!!!

Firepigeon disse...

"-fora de brincadeiras: às vezes há jogos que não funcionam num determinado grupo de jogadores... e nós por cá, quando a experiência é ruim ficamos escaldados muito tempo..."

Estou farto de vos dizer isso!!!

Meterem o Blackbeard neste top...acho que há uma lei algures que proibe isso!!! :P

Imagino voces por vossa conta a jogarem pela primeira vez o Zeus on the Loose!!!

Costa disse...

@Cacá...
Pô, gosto bastante do Attika.. o que lhes fazem ter tanta implicância com ele?

É funcionalmente abstracto. Tens de construir seguindo uma lógica impressa num board individual, que não é de fácil leitura. Isto é o que me lembro, já foi há tanto tempo...

@Abruk...
Pois... fazer um topo destes tem o seu quê de provocatório... mas o blog vosso hehe :D

Pois é...

Roma até acho engraçado se nos dermos bem com a "sorte" das cartas.

Estás a esquecer um pequinino detalhe. O jogador que tiver a sorte de sacar aquela carta que troca dinheiro por VP, em princípio ganha o jogo :)

PS- Desculpem lá os erros! São 7:40!!!

Estás desculpado.

@Pombeiro


Meterem o Blackbeard neste top...acho que há uma lei algures que proibe isso!!! :P

Há uma lei sim... mas agora não me lembro do nome...

Imagino voces por vossa conta a jogarem pela primeira vez o Zeus on the Loose!!!

Garanto-te que não entraria neste top. É bem melhor que estes :)

soledade disse...

Eu, em abono da verdade, acho que o Attika não deve ser assim tão mau. Já quase que o tentei arranjar para uma segunda tentativa. Acho que, na altura em que o jogámos, não estávamos preparados para ele. Era um jogo muito especial!

Por outro lado, caso volte a jogar o jogo perde-se aquela mística do jogo mau. E eu não posso esquecer a cara do nbs a fazer aquilo que a gente lhe dizia para ele fazer. Lembro-me que ele nunca entendeu o jogo e, a expressão disso, visualmente, é inesquecível :)

Unknown disse...

O soledade disse tudo:
"Por outro lado, caso volte a jogar o jogo perde-se aquela mística do jogo mau."

Costa - 4 - I really didn't like this game when i tried it. Too fiddly, too annoying, too hard to visually figure it out. Nice ideas, though.

Carlos - 2 - No comment

soledade - 2 - Based on a single play.
I found the game a bit boring. I'm not a fan of tile placement. I like the objectives of the game but I really don't like playing it.

#nbs# - 2 - Who ever made the player boards should be murdered !

Johnnybegood disse...

@Nbs: Isso é tinhosice... não sei quem te explicou o jogo, mas é do mais básico... ok, é básico demais... eheheh Fazes-me lembrar o "gajo" que não gosta de jogos de combóinhinhos.

Unknown disse...

@ Johnny
Não me lembro ... mas lembro-me dos player maths... lindos !!!
Não sou só eu que não gosto,
do pessoal que dá nota ao jogo:

Evangelista- 4
Costa - 4
Soledade - 2
Carlos - 2
EU - 2
Tu - 6
Oblivion - 6

Mas sim há um pouco de embirração pessoal com o jogo... mas isso até lhe dá uma ar gore, de culto...

Based on original Visionary template by Justin Tadlock
Visionary Reloaded theme by Blogger Templates

Visionary WordPress Theme by Justin Tadlock Powered by Blogger, state-of-the-art semantic personal publishing platform