01/10/2009

Top 10 - Setembro 2009

E agora directamente de Buenos Aires, sai um top quentinho quentinho quentinho.
Só seria mais quentinho se tivesse havido alguma alteração ao Top anterior. Como não houve, vou poupar caracteres internacionais e vou depositar imediatamente o nosso Top:

1 - Brass
2 - Imperial
3 - Automobile
4 - Paths of Glory
5 - Liberté
6 - Agricola
7 - Twilight Struggle
8 - Age of Steam
9 - Caylus
10 - 1830: TGoRRB

Não tenho muito mais a dizer, a não ser que apesar de algumas entradas diferentes nos Top pessoais, o facto de apenas 3 terem jogado os "tais" jogos, tal facto impede que eles ocupem sequer uma posição no nosso Top.

Despeço-me com amizade até ao próximo Top.

13 comentário(s):

Costa disse...

Muchacho como vai isso!
É bom saber que as argentinas e os argentinos ainda não te trataram da saúde ;)

O Top, MEH... falta lá o ENDEAVOR, o STEAM e o TALES :)

soledade disse...

O Steam vai roubar o lugar ao Age of Steam. Não é melhor jogo mas é muito mais jogável. Por causa disso, se calhar, é mesmo melhor jogo.

haroldun disse...

Diz aí ao maradona que afinal o aimar, di maria, etc ... MEH!!
Mas ... foste aí ter umas aulinhas de tango??? na deves ficar muito bem de saia :P
O Steam ... sim, e quando sair a expansão ... então ...

Duarte disse...

Algum dos hereges é capaz de me explicar porque é que o Steam é mais jogável? Atenção que ainda não o experimentei porque não há nenhuma cópia no grupo.

Costa disse...

@Duarte
Keep your panties on...
Atenção que ninguém está a dizer mal do AoS, continua a ser um dos melhores jogos que já joguei. Mas a verdade é que Wallace introduziu no STEAM um tweak ou dois que, no meu entender, o favorecem. Tornando o jogo um pouco mais rápido, menos aleatório e mais "user-friendly" :)
E como? Perguntas tu. Tirando o primeiro tudo, não há bids pela ordem de turno. É tudo decidido pela escolha das acções. Não há dados para repor goods nas cidades. Os sets disponíveis de cubos estão visíveis desde o início do jogo e cada um escolhe o que quer. Também a forma de calcular o income e os prejuízos está diferente e é muito mais fácil de usar.

Ou seja, não é que seja melhor. Para mim é tão bom como o outro, mas é menos doloroso de jogar :)

Quando jogares, vais perceber. Está lá tudo na mesma, mas o sabor está mais apurado. Vais ver :p

Unknown disse...

EU acho o steam mais "jogável" e o age of steam mais jogo.
Um é um emprego o outro um part time ...

Mas são 9 e o steam com a expansão pode chegar ao 10 digo eu...

Rôla disse...

Joguei Steam com o Costa e o Paulo e gostei imenso. Um jogo deste calibre, que à primeira é tão fácil de entender e jogar só pode ser bom.
Eu faço analogias dos jogos com as bebidas, tendo a comparação sobretudo a ver com o estado de espírito antes e com a sensação depois (cada maluco sua pancada).
Ora, há grandes jogos que são como um bom bagaço, ou um bom uísque. De quando em vez preciso mesmo de algo forte, quase intragável e que no fim deixa a garganta arranhada, parecendo que cai uma pedra no estômago…
Outros grandes jogos são como um bom vinho, com presença, aveludado, que se mastiga… No fim solta-se um “ah” de prazer e olha-se para a garrafa já com vontade de abrir outra numa próxima oportunidade. É o caso do Steam. Uma colheita excepcional!

Johnnybegood disse...

Por norma, sempre que falo de jogos de combóinhinhos, cuspo para o lado a seguir, mas no caso do Steam abro uma excepção.
Nunca joguei AoS (nem irei jogar, tendo a possibilidade de jogar o mesmo jogo - mas corrigido e "polido").
Não existem cá dados a baralhar as contas, nem avacalhamento de entregas.
O Costa diz que não há bids pela ordem de turno, mas está semi-enganado. O jogo tem 2 versões: uma Gay-friendly (sem bids e a que jogaram) e uma Normal (com bids pela ordem de turno.
Ah, e só tem uma locomotiva ranhosa para marcar o Turno corrente, que nem se dá por ela (e tb não se parece mt com as batatas fritas do Chicago Express).

PS: Porque é que a Verificação de palavras dá do blog me pede para escrever SOCRA? É tanga ao Socas... Socrátas... Socrates?

Costa disse...

@Johnny
A versão "normal" como tu lhe chamas é o AGE OF STEAM. Mais uma razão para aqueles que não têm nem um nem outro, comprarem o STEAM. Porque trás a versão STEAM, que nós testámos e adorámos e trás a outra versão, que é igual ao AGE OF STEAM com uma única excepção. Não usa o sistema original de income/losses.

Ter comboínhos ou não, a mim não me irrita. A versão do AoS que eu tenho é esta nova e vem com comboínhos de plástico, bem bonitos por sinal.

Mas numa coisa estamos de acordo, que o jogo é bom, é!

Hasta!

Johnnybegood disse...

Olha que não. Olha que não.
A versão normal tem mais umas diferenças.
Uma vez que não conheço por experiênica o AoS, vou falar do que já li:
- AoS tem produção com base no lançamento de dados, que depois poderemos ter a sorte ou não de usufruir dos goods produzidos. No Steam eles estão lá, há ue escolher sabiamente o que vamos colocar no tabuleiro.
- A grande diferença estará no sistema de income/pontos, que me parece muito bem no Steam.
- Outra diferença importante está na forma como podes fazer entregas. no Steam nunca podes dar mais pontos a outrem do que aqueles que recebes, impossibilitando assim andares armado em Pai Natal.
Estas parecem ser as principais, se bem que também haja quem discuta o nº de cubos disponíveis no tabuleiro.
Nunca joguei o Steam nessa versão Gay... sem bid, até porque perderia todo o interesse, deixaria de haver luta pela locomotiva ou por outra acção oportuna de abadalhocar o jogo de alguém fazendo aquela ligação que vai matar a estratégia de outro marmanjo.
Resumindo, joguem lá isso na versão normal e depois vejam se é mesmo o AoS...
Quanto às miniaturas dos quimbóios... sim irritam-me, eheheh, ainda mais quando são pseudo-miniaturas com sabor a presunto "à lá Chicago".

Duarte disse...

@Costa.

Hereges era uma força de expressão :)!

Pela descrição agrada-me a retirada da aleatoriedade do goods growth. Apenas me assustei quando referiste a versão
amaricada (palavras do Johnny :)), mas sabendo de antemão que existe uma versão a sério é mais um ponto a favor do jogo.

Aqui entre nós, para versões amaricadas prefiro o Tycoon :) Gostava de perceber melhor o cálculo do income mas calculo, que no BGG me conseguirei informar.
De qualquer forma já tenho a versão com a caricatura do Wallace encomendada, pelo que no final do mês já devo conseguir dar umas vaporadas!

Por outro lado a saída de um sistema de shares potenciador de especulação e manipulação é seguramente mais um ponto a favor, embora pense duas vezes, já que andam um pouco na brincadeira,com quem comprou a expansão para o Tycoon Railways of England and Wales, no qual as regras avançadas uma vez mais, se encontram mal elaboradas e às quais o Wallace se recusa a dar suporte (apesar de até ter recebido o dinheiro do jogo adiantado).

Hoje se tudo correr bem há novo mapa de AoS na mesa e o novo protótipo do Vital!

Bons jogos!

Costa disse...

Tem essas diferenças, tem sim. Mas é mesmo muito idêntico ao AoS, ainda assim. E devias tentar o originar, para ver as diferenças. Ainda não experimentei o STEAM na versão que jogaste, tenho-me divertido imenso a jogar a versão Gay, como lhe chamas.

Dugy disse...

O Steam com "bids" (versão standard) fica um Age of Steam corrigido... :)
Duck and cover...
Mais a sério, são dois grandes jogos. Mas eu prefiro o Steam.
Não gosto da forma como os cubos de bens entram em jogo nem aquele sistema "income reduction" do Age of Steam. Existem outras diferenças, tb muito importantes. As novas regras de entregas, a abolição de limite de shares, as acções "City Growth" e "Urbanization", os custos das construções e, principalmente, o scoring final (mais fácil de calcular, mais intuitivo).
IMHO, claro. Mas jogo qualquer um deles sempre que puder. :)

Based on original Visionary template by Justin Tadlock
Visionary Reloaded theme by Blogger Templates

Visionary WordPress Theme by Justin Tadlock Powered by Blogger, state-of-the-art semantic personal publishing platform