26/11/2009

TOP 5 – Jogos cujo tabuleiro tem um mapa

Há cerca de 2 semanas o Rôla publicou aqui um magnífico texto sobre tabuleiros de jogos. O curioso é que, alguns dias antes, me tinha ocorrido fazer um TOP 5 sobre jogos cujo tabuleiro tem um mapa. Desde miúdo que os mapas me fascinam. Quando tinha 6 anos ‘subtraí’ um atlas aos livros de estudo de um primo meu que andava na secundária – a ele não lhe fazia falta, pois não tinha jeito nem para geografia nem para os estudos. Esse atlas tornou-se a minha bíblia de então. Passado algum tempo o Mapa Mundi não tinha segredos para mim, era todo meu. Poucos anos depois vieram os jogos, e um jogo com um mapa fazia brilhar os meus olhos. Ainda hoje um jogo com um mapa tem muito peso nas minhas escolhas. Aqui fica uma pequena lista de alguns dos mapas ‘jogáveis’ que considero mais belos.


La Bataille de Mont Saint Jean - Este é para mim o jogo com o mapa mais bonito. É uma obra de arte com a chancela da Clash of Arms. Se em cima lhe colocarmos os belíssimos ‘counters’ então sentimo-nos totalmente imersos na grandiosa Batalha de Waterloo (como lhe chamaram os ingleses). Era capaz de emoldurar este uma vez que jogá-lo é quase tarefa impossível. [foto de KokoLeMakak]




War of the Ring - Um dia, ainda adolescente, vi numa papelaria um anúncio a um livro chamado ‘Senhor dos Anéis’. Passou mas ficou. Quando vim estudar para Lisboa esse título voltou a interceptar a minha vida. E assim Tolkien modificou a minha vida. E este jogo tinha que fazer parte da minha coleção. Concorde-se ou não este mapa tem uma belíssima arte, embora, em certas situações do jogo, não seja muito funcional. [foto de cybernex]



Hannibal: Rome vs Carthage - Este é um jogo que via por aí e não sei porquê não me atraía. Mas depois a minha esposa ofereceu-mo, mas ... ele por ali continuou esquecido. Depois joguei-o uma ou duas vezes e ... por ali continuou. Há dias voltei a jogá-lo com o Carlos (brainstorm) e enquanto o jogámos não pude deixar de apreciar o magnífico mapa da bacia mediterrânica que estava ali à minha frente. Além disso, é um grande jogo, imo. [foto de kgm3219]


Triumph of Chaos - Confesso que aqui há poucos meses nunca tinha ouvido falar deste jogo. Num dos encontros semanais de Lx o Evangelista aparece com isto na mão e lá fui ver o que estava lá dentro. Um mapa com um tipo de papel que me era familiar e com um mapa de se lhe babar em cima, para não falar das cartas e dos counters. Mais uma obra prima da Clash of Arms. [foto de mrbeankc]



Imperial - Por último o simples e singelo mapa deste jogo. Pode não ser um dos mapas mais bonitos, mas ponham-lhe em cima as tropas e o resto que ele ganha vida. Além disso, tinha que estar neste TOP 5 porque destes 5 jogos é o meu preferido. [foto de Zopper-Alf]

13 comentário(s):

soledade disse...

Parecia que estava a ler uma introdução minha pá. Estranho. A minha paixão na infância eram os mapas e pegava nos atlas (tinha um do círculo de leitores que agora, uma guerra fria depois, deve ter menos uns 50 países que aquilo que devia) e devorava as capitais as fronteiras, as bandeiras. Tu deves ser bom moço, clubes à parte.

Alguns desses que falas eu não conheço pessoalmente, só da TV. Do Hannibal gosto mais do primeiro, o da Avalon Hill.

Falta aí o mapa do Friedrich/Maria. São ambos lindíssimos e, ainda por cima, mounted, como agora se diz por aí. Também faltarão as produções caseiras do Twilight Struggle e do Liberté. Mas esses não foram publicados.

Cacá disse...

Não puseram o mapa do Conquest of Empires? lista sem credibilidade nenhuma... hAHHahHAHahha...

Abraços...

Unknown disse...

Ache este muito original:
http://images.boardgamegeek.com/images/pic588523.jpg

O mais feio é talvez este:
http://images.boardgamegeek.com/images/pic589336.jpg

haroldun disse...

@ Soledade. Tú também deves ser bom rapaz :D De facto o Friederich e o Maria têm belíssimos mapas. E quantos outros não caberiam aqui. Também pensei nas produções caseiras mas não as considerei porque queria deixa-las para outro ...

@ Cacá. Suponho que te referes ao Conquest of the Empire; tem de facto um belíssimo mapa, mas optei por mapas que já vi com os meus próprios olhos.

haroldun disse...

@ #nbs#. Tens razão, o tabuleiro do Last Train to Wen... é muito gore, parecem pedaços de pulmão no meio de bílis.

Firepigeon disse...

http://www.boardgamegeek.com/geeklist/19110

Firepigeon disse...

E um dos meus favoritos, saido este ano, o mapa do Where There Is Discord: War in the South Atlantic, é qq coisa de babar: http://www.boardgamegeek.com/image/321314

Hélio disse...

Então e do mapa-mundo dos Petroleiros, ninguém fala!?! Se bem que o mapa que mais acompanhou a minha (e estou certo que a vossa também) foi o do Risco... pensar na estranheza que o nome da região Kamchata me fazia sentir!

Mais um voto no mapa do Maria, aquela ligação entre as 2 secções acho absolutamente deliciosa.

haroldun disse...

@ Firepigeon & Hélio. Caberiam aqui tantos ... mas só deu para 5. De qq dos modos, um tabuleiro com um bom mapa deixa-nos a salivar e a babar-nos :P
E não é que essa 'Kamachatka' nunca mais se esquece?
Ficam para outro TOP 5 os jogos da infância/adolescência com bons mapas.
Abraço.

Ubiratã de Oliveira disse...

o tabuleiro do History of World é bonito também...
ô nbs de que jogo é aquele tabuleiro que enviou, não o feio o outro...?
Parabéns ao blog...

Unknown disse...

RISE OF EMPIRES ...
http://www.boardgamegeek.com/boardgame/30658

Obrigado
Abraço

haroldun disse...

@ GamersPoA - Ubiratã Oliveira. Eu tenho o 'History of the World'. O original. Um belíssimo mapa distorcido e um bom jogo na altura, na minha opinião.
Numa lista de 5 quantos faltam cá?
Abraço

Costa disse...

O tabuleiro do Thurn & Taxis continua a ser um dos meus eleitos. Eu bem sei que não é bem um mapa, tem imprecisões... mas é bonito o sacana :p

Based on original Visionary template by Justin Tadlock
Visionary Reloaded theme by Blogger Templates

Visionary WordPress Theme by Justin Tadlock Powered by Blogger, state-of-the-art semantic personal publishing platform