15/04/2010

Top 5 - Projetos para o futuro



Há certos aspetos no mundo dos jogos de tabuleiro que ainda não tive o prazer de experimentar. Vou tentar expor aqui alguns que não queria deixar de realçar. Sendo assim, vamos lá começar...

1 - UK Games Expo - Este é um dos grandes eventos da Europa. Junho. Inglaterra. Nem me parece complicado convencer a cara-metade a ir. Ok, não é perto de Londres, mas é um princípio. Vamos lá ver se consigo convencer mais malta. Até pode ser interessante para espiar a organização, não que precisemos, a LeiriaCon não lhe fica atrás, certamente.

2 - World Boardgaming Championships - Continuando na onda das convenções. Uma das maiores do Mundo. Muita gente. Uma semana nos EUA a jogar aquilo que mais gosto. Twilight Struggle, Hannibal, Paths of Glory. Quando é que tenho que deixar de me babar? QUERO. Este pode demorar mais a concretizar que o ponto anterior, mas o meu desejo de ir a um Con em terras de Obama é grande. Podia também incluir aqui a BGG.Con, mas a escolher apenas uma seria esta, WBC.

3 - 24 Horas de Twilight Struggle. É um projeto. 24 Horas seguidas a jogar este jogo. Já há muito que não tenho dúvidas que este é o meu jogo. Todos os outros parecem insignificantes junto dele. Até já me lembrei de, não podendo atribuir-lhe a nota 11 no BGG, baixar todos os outros 2 valores, ou seja, o TS com 10 e o segundo jogo mais perto teria um 8, tal a distância. Quem sabe um dia.

4 - Criar um jogo. Acho que NÃO tenho cabeça, disponibilidade, engenho, vontade, paciência, e outras tantas qualidades/características para ter sucesso nesta empreitada. Mas é algo que não quero deixar passar. Não sou daqueles que se incomoda de fazer playtest e até gosto de dar dicas. Agora iniciar um projeto? Acho que não vou lá.

5 - Acordo Ortográfico - Ok, tem pouco a ver com os jogos de tabuleiro, é um fato. Mas é um dos grandes projetos que tenho. Aprender a escrever assim? NUNCA. Isto do acordo irrita-me... MUITO.

14 comentário(s):

soledade disse...

A do acordo ortográfico está gira.

UK Games Expo! Bora lá num ano em que não cases?! :P

A BGG Con é também um objectivo meu mas calha sempre naqueles dias de Novembro complicados de tirar férias. Quanto à tal WBC parece-me bem mas preferia BGG COn. Dava para jogar também o PoG, O TS, o Hannibal e os outros.

Essen continua a ser a minha cena. Gosto de lá ir arejar, ver as tendências, ver o pessoal do costume.

Quanto ao TS não consigo perceber onde é que está a piada de saber um jogo assim, tão de cor. Simplesmente me ultrapassa.

Bom top.

Firepigeon disse...

UI!! Temos de combinar essa visita à WBC, mas indo uma semana antes que é pra apanhar no mesmo sitio a Historicon também!!

A WBC não é só os torneios também tem o Open Gamming em que se joga o que se quer, e pelo que tenho lido a minha segunda de eleição seria a BGG.con, mas a WBC parece-me menos elitista, onde aceitam de tudo, desde os wargames aos eurogames.


O conhecer assim um jogo é algo que me ultrapassa o ppl não o querer fazer, jogam duas tres vezes e prontos já está. Há jogos, e o TS é um desses apesar de não gostar do mesmo, em que quanto mais se joga mais se sabe jogá-lo e se aprendem as nuances que nunca em meia dúzia de jogas virão ao de cima. Percebo o Carlos e tenho actualmente um fetiche parecido com o AVL. Mas não me limito só a este. Tendo sido um monojogador durante quase duas décadas, gosto de variar, mas infelizmente não tenho tempo pra meter as jogas que queria em todos os jogos que gostaria.

Costa disse...

BGG.CON?
Definitivamente e mais Essen também.

Tentar fazer um jogo?
Já tenho umas ideias protótipo... a ver vamos...

Acordo ortográfico?
Estou como tu... para mim não é português.

BrainStorm disse...

@Soledade:
A piada está em jogares com alguém que também sabe o jogo de cor como tu e conseguires ultrapassá-lo, ou morrer a tentar.Essa é a piada.

Claro que jogar com alguém que nunca jogou não é um desafio sequer, mas, com alguém experiente é algo soberbo.
Devias experimentar.

Eu que eu não percebo é essa de experiemntar 1 jogo e arrumá-lo. Isso é que eu não percebo. Arruma, troca, etc... Depois daí a 6 meses se quiseres jogar novamente tens que voltar a ler regras, etc...
Isso é que eu não percebo. A busca do Graal só para o devolver às catacumbas passadas 1,5 horas.

UK Expo next year?


@Firepigeon:
O AVL ainda não me agarrou assim tanto, mas com mais 2-3 jogas pode muito bem caminha para lá. Mesmo assim primeiro queria voltar ao Liberty Roads.

soledade disse...

Não vamos confundir as coisas. Eu não disse que se devia jogar um jogo uma vez e arrumá-lo. Eu não estou a ir por aí.

O que eu acho é que parte do charme de um jogo como o TS e outros no género está no inesperado. E isso já não acontece...

BrainStorm disse...

Acontece tanta vez. Tu nem imaginas.

O facto de eu conhecer as cartas todas não significa que não aconteçam coisas que eu não estou à espera.

A ser como dizes os jogos eram sempre iguais ou similares e não são. NUNCA.

Firepigeon disse...

Chama-se efeito borboleta. Uma carta, um movimento diferente no primeiro turno e descamba tudo daí para a frente em jogos/experiencias totalmente diferentes.

Cacá disse...

Ei! pare de reclamar do acordo ortográfico... É "facto" que é uma decisão muito "giro" e que os "putos" daqui do Brasil a uns anos estarão a "baralhar" seus decks ao invés de embaralhá-los como fazemos atualmente... =)

Abraços daqui de além mar...

Hélio disse...

Sou gajo para alinhar numa cena dessas de UK Games Expo ou BGG.Con... é só apitarem! Fica aqui o desafio para virem conhecer Córdoba este ano :P

Quanto às 24 horas de Le Ma...ups, de TS, seria uma ideia interessante de se concretizar. Talvez um torneio de fio a pavio sem parar...

Asur disse...

Não tenho nada contra "especializar-se" num jogo, mas 24 horas de TS?

Parece aquelas coisas para o Guiness. "A maior empada de frango do mundo". :P

BrainStorm disse...

@Asur: É como tudo na vida. Tu tens o "objectivo" de jogar um Antiquity em todas as Cons. Eu queria jogar TS 24h.

Ok, não é nem isso. A ideia é mesmo um dia inteiro, que eu gosto muito de dormir. Mas, começar às 10 da matina e só terminar qd estiver todo roto... que pode muito bem ser às 10 da manhã do dia seguinte, como pode até ser depois disso :D

Asur disse...

Ah assim parece mais razoável. :D

Eu não fiz promessa nenhuma quanto ao Antiquity. Não tenho é o jogo, gosto muito dele, e quando posso jogar é nas Cons. :)

BrainStorm disse...

Eu sei... estava no gozo.

Em Abrantes nem te vi jogar... jogaste?

Asur disse...

Não, falhei nessa e em Bragança. :D

(e em Aveiro será a mesma coisa)

Based on original Visionary template by Justin Tadlock
Visionary Reloaded theme by Blogger Templates

Visionary WordPress Theme by Justin Tadlock Powered by Blogger, state-of-the-art semantic personal publishing platform