Passo 1: Fazer umas festinhas nas costas do Franciú… e promover a criação da Schmalkaldic League no inicio do turno 2.
Passo 2: Rebentar com o infiel Suleiman e mandá-lo para Istambul
Passo 3: Patrocinar as descobertas.
Feitas as contas? O mundo é nosso!!!
Agora com mais detalhe.
No passado sábado juntamo-nos para fazer mais uma sessão de Here I Stand. Desta vez reunimos toda a equipa do SpielPortugal. 6 gajos a jogar esta pérola.
Antecipadamente definimos os poderes com que iríamos jogar:
Otomanos – Paulo Inácio (Tutor: Soledade)
Habsburgos - Eu
Inglaterra – Sentieiro
França – Soledade
Papa – Costa (Tutor: Eu)
Protestantes – Rola (Tutor: Sentieiro)
O acordo foi feito e o Rola prometeu trazer um bolo (ponto alto da tarde e a promessa de não poderem existir reuniões diplomáticas junto ao prato do bolo).
Durante toda a semana mensagens foram enviadas pelos tutores para que o início do jogo não fosse muito retardado com as explicações de regras. O combinado era iniciar às 15. Atrasos, explicações, etc… e começámos a jogar por volta das 16.
As 95 teses vieram demonstrar que o Rola iniciava o jogo com mão quente (“derivados” de aquecer o bolo no forno?!?) e conseguiu imediatamente converter 4 espaços (apenas mais uma key).
Distribuídas as cartas, passámos à Diet de Worms. Mais uma conversão para o Protestante.
Na fase diplomática nada se alterou e o jogo prosseguiu com as deslocações de Primavera. Nada de anormal, O Otomano foi para a fronteira da Hungria, o Habsburgo para Navarra, O Francês para Bordéus e o Inglês para Berwick (junto a Edimburgo).
No primeiro turno o Otomano reforçou as suas tropas usando a sua Home card e avançou sobre Belgrado, conquistando essa Key . Um turno calmo visto que as cartas que recebeu não eram muito valiosas.
No primeiro turno o Habsburgo concentrou-se no novo mundo, criando uma colónia (Cuba). Além disso adquiriu mais tropas em Viena. Não houve muito mais, visto que o Habsburgo preferiu guardar 2 cartas para o turno 2.
O Inglês optou por reforçar a sua posição e declarar o (já habitual) ataque à Escócia. Mais uma vez os Franceses optaram por não se associar à causa Escocesa (afinal parece que a Diplomacia funcionou e o Francês cumpriu o que prometera). Além disso promoveu também as descobertas do novo mundo com uma viagem de exploração.
A França também reforçou a posição inicial e construiu um castelo.
Na luta religiosa o papa também adquiriu tropas e tentou umas queimadas de livros de forma a controlar o ímpeto inicial do Protestante, mas a falta de acendalhas fez com que a fogueira não pegasse. O reformador publicou alguns tratados (reformas) e traduziu o novo testamento, o que lhe permitiu ainda mais reformas. Finalizado o primeiro turno, existiam já 11 espaço convertidos a Lutero.
No final do turno são feitos os lançamentos para o novo mundo. Aleatoriamente o explorador escolhido para o Habsburgo foi o De Soto. Numa empreitada audaciosa (ou seja um lançamento de dados porreiro) De Soto passa o Estreito do Pacifico, mas quando tentava a circum-navegação o seu barco atingiu um glaciar e este perdeu-se para todo o sempre. Enquanto isso o Explorador Inglês conseguiu alcançar os Grandes Lagos. (1 VP para cada 1 dos poderes). Além disso o Conquistador dos Habsburgos Coronado conseguiu “domar” os Aztecas.
No inicio do turno 2 e feitos os lançamentos das colónias/conquistas o Habsburgo consegui mais uma carta, que com as que já tinha na mão lhe deu 9 cartas para o turno 2.
Com as cartas na mão iniciámos a fase diplomática. Existiram negociações entre todos os poderes, mas as que foram anunciadas foram muito poucas. O Papa que “deu” uma carta ao Habsburgo e a guerra entre o Habsburgo e França terminou.
O turno do Otomano começou com uma decisão de movimentar os barcos numa jogada algo inesperada. Mais tarde percebemos que o Inácio não tinha percebido que só se poderiam declarar guerras na fase diplomática. Não se deixando ficar para trás, levou o Suleiman para Buda e destruir o fraco Húngaro com um único lançamento de dados. Este ataque precipitou a guerra entre os Otomanos e os Habsburgos. Devido ao erro inicial este ataque foi feito no final do 2º turno, quando o Otomano já tinha poucas cartas na mão. A reacção do Habsburgo não se fez esperar. Ainda no final e após a criação da Pirataria, o Otomano tentou iniciar-se nesta nobre arte, mas logo na primeira saída dos corsários estes foram afundados por um esquadrão que estava estacionado em Gibraltar.
Iniciando o seu turno decidido a esperar o máximo possível pelas acções dos outros, o Habsburgo cumpriu o que prometera ao Papa e jogou um evento que roubava uma carta ao Protestante que era direccionada para a construção da Basílica de S. Pedro. O acordo com o Francês em que este jogava a Schmalkaldic League logo no inicio do seu turno fez com que no inicio do turno o Habs se deslocasse para Wittenberg e recuperasse politicamente este eleitorado. Com esta jogada, os eleitorados davam já 5 VPs ao Habsburgo. Após a “declaração” por parte do Otomano e devido ao facto de o Carlitos ter mais cartas que todos os outros, nas últimas 3 jogadas este esteve a jogar completamente sozinho e conseguiu, muito por causa da carta que roubou ao Papa (Treachery) reconquistar Belgrado. Buda ficou isolada e à mercê dos Habsburgos. Durante este turno e contrariamente ao que tinha planeado inicialmente, apenas uma exploração e uma colónia foi criada no Novo Mundo. A conquista era já muito cara para ser resolvida.

O Inglês decidiu utilizar a sua carta para avançar na sua lista de casamentos. Além disso conseguiu resolver com sucesso o cerco a Edimburgo. Finalmente a Escócia caiu. Além disso continuou a reforçar as suas tropas. Criou também uma colónia.
A França neste turno também apostou na criação de uma colónia e na exploração marítima. Além disso construiu o habitual castelo e reforçou mais uma vez as suas tropas. Com a paz alcançada à custa da diplomacia com os Habsburgos o Francês decidiu atacar Metz e ao contrário do que aconteceu no outro jogo, desta vez a Independent Key caiu à primeira.
Por esta altura o tabuleiro começava a ficar cheio de tropas sedentas de sangue. As grandes batalhas aproximavam-se a olhos vistos.
No campo religioso e com a entrada em cena da Schmalkaldic muito cedo, as coisas ficaram piores para o Protestante e por esta altura a mão do Rola parecia estar já a arrefecer. Sendo assim as conversões estavam cada vez mais difíceis. Com um rápido golpe de rins, o Rola propõe um debate… (nunca tinha visto), mas a coisa acabou por lhe correr mal e após 2 dias de longa conversa, o Papa ganhou o debate e acabou por converter 2 espaços na Alemanha. Logo após isso o Papa aproveitou a onda para propor um debate em Inglês, visto que o teólogo inglês não era muito forte. A ideia era mesmo queimá-lo na fogueira mas acabou por não surtir o efeito desejado e foi apenas mais uma acção perdida.
O resto do turno acabou por ser uma luta por conversões na Alemanha que no final poucos resultados gerou.
Chegado o final do Turno, o Habsburgo enviou o Magalhães para tentar a Circum-navegação e desta vez foi bem sucedido. O inglês conseguiu descobrir o Amazonas, enquanto o Francês falhou miseravelmente.
No inicio do terceiro turno, feitos os lançamentos para o novo mundo, o Habsburgo e o Inglês conseguiram ganhar uma carta extra, se bem que o Habsburgo perdeu uma colónia e esgotou os Aztecas.
A fase diplomática deste 3º turno foi bastante concorrida.
Um acordo entre o Habsburgo e Protestante, com o último a dar uma carta ao primeiro em troca da jogada dum evento que lhe permitia fazer 5 reformas em todo o lado.
Além disto o Papa concedeu o divórcio ao Henry VIII, algo que escandalizou os católicos mais ferrenhos, incluindo o Carlos V que tinha a sua prima casada com o Rei Inglês.
O Papa além deste favorzito ao Inglês finalizou também a guerra que tinha com França.
O Otomano durante o terceiro turno tentou recuperar do desastroso 2º turno e reforçou a sua posição criando mais tropas e alguns corsários para arrancar de uma vez por todas com a pirataria no turno seguinte.

O Habsburgo acabou por conseguir recuperar Buda e ainda promoveu um ataque ao eleitorado que lhe faltava. Aqui, e com uma “pequena” ajuda do Otomano o Protestante conseguiu resistir. No resto do turno o Habsburgo acabou por enviar todos os seus recursos para a descoberta do novo mundo.
O Inglês após a concessão do divórcio casou com Anne Boleyn e deste casamento resultou o nascimento do Eduardinho, que mais tarde viria a ser coroado Edward VI (para quem não sabe o Sentieiro lançou um dado e só um 6 lhe garantia o sucesso. Foi, o que se define por, “uma bem dada”).
Resolvida a questão da sucessão, toca de declarar guerra ao Habsburgo, que já ia lá bem à frente na contagem dos pontos de vitória. Este vil ataque teve como principal objectivo a conquista de Antuérpia, o que foi conseguido à primeira.
Portanto, em 4 anos (duração de um turno), teve 1 puto e anda conquistou uma key, além de ter lançado uma expedição e criado uma colónia. 4 aninhos bem preenchidos.
A França continuou na sua demanda de construir castelos, reforçar tropas e visto que já não tinha guerras com ninguém ainda se lançou ao mar como nunca se tinha visto.
O Papa lá foi construindo a Basílica a muito custo e tentando travar o crescimento da religião protestante, enquanto que o seu oponente directo, o protestante, continuou a traduzir a bíblia e s fazer reformas por todo a Alemanha. O Papa ainda conseguiu arranjar tempo para enviar um exército e conquistar Florença, também à primeira, contra todas as probabilidades. Pode-se dizer que tinha Deus do lado dele, neste caso até literalmente.
Findo o turno, o novo mundo trouxe mais uma conquista para o Habsburgo, conseguindo domar os Incas e ainda descobrir o Rio Mississipi. O inglês acabou com o que havia a descobrir, neste caso o Rio St. Lawrence e ainda conquistando os Maias. Com isto tudo quem acabou por se “tramar” foi o Francês que apesar de ter submetido alguns recursos no novo mundo saiu de lá de mãos a abanar, pois os Franceses apenas puderam testemunhar que tudo o que havia a descobrir já tinha sido descoberto.
A pontuação no final do turno com os Habsburgos com 24 Pontos de Vitória (a apenas 1 da grande vitória) fez prever o que viria a seguir.
Na fase diplomática do 4º turno, tudo o que havia para declarar guerra ao Habsburgo (que por acaso já era só o Francês, uma vez que o Papa não se podia meter nesses assuntos) o fez. Assim uma previsão de um 4º turno complicado para mim era bem real.
Finda esta fase toca a campainha. As pizzas chegaram.
“- Vamos comer e continuamos depois”, disse o Soledade enquanto se dirigia à porta.
Estávamos ali todos sentados a olhar para o tabuleiro quando o Sentieiro veio com a brilhante ideia.
Sentieiro: “- Vamos lá recontar os Pontos de Vitória. Nesta fase parece-me fundamental.”
Ok… reconto os meus pontos e timidamente digo…
“Epá, se calhar não vale a pena continuarmos. É que eu tenho 25 Pontos de Vitória”.
E assim foi… a coroa caiu sobre a cabeça de Carlos V aos trambolhões. Eleito o grande imperador do Século XVI por sugestão do Inglês :D
Ganhei sem saber como… não… mentira. Ganhei sem saber que o tinha feito. Verdade… Eu por mim ia até aos 30 VP. Muito fraquinhos estes gajos do Séc. XVI. :P
PS: Acho que nos esquecemos de adicionar os VP da conquista de Wittenberg.


6 comentário(s):
Uma coisa te garanto, a tua próxima session report sobre isto belíssimo jogo, vai ter muito que falar sobre o Papa. Medo tenham muito medo :p
PIMBA !
Eduardo à primeira !
Este jogo/experiência continua a dar excelentes session reports...
A repetir...
O protestante já redefiniu a estratégia: laxante no bolo. Com o Papa e o Carlos V a debandar para a casinha é só fazer conversões...
Boa resenha. Para recordar.
nota mental: "para a próxima não comer bolo"
É um jogo que exige muitas coisas, tem muitas nuances e pede muita experiência.
Como Francisco I, pela primeira vez, fui traído pela minha boa vontade em ser pacífico. Para a próxima é porrada a até não poder mais!
Grande jogo!
pffff "tutor; Soledade". Tão? Pressionas com os corsários ou não? Sim! Olha! Acabou! O 'panelas' do franciú deu o ... ú, quero dizer, jogo ao Ferdinando que se deleitou com os prazeres dos soldados Otomanos.
Grande jogo e bela SR. Ansioso pelo próximo. Isto é q são jogos.
Estava à espera de umas quantas vénias ao grande IMPERADOR Carlos V.
Parece que para a próxima terão que ser dominados à força.
Enviar um comentário