Meus amigos, começa agora a época dos jogos de preparação. Não, não estou a falar de boardgames. Estou a falar de futebol. Com a canícula vêm as contratações, as formações dos plantéis, os que vão para este, os que vão para aquele enfim, há disto para todos os gostos. Há até, sei-o de fonte segura, quem prefira esta época à dos jogos mesmo. É esquisito mas, compreendo que o frenesim do vamos buscar este e vender aquele possa ser mais interessante que um jogo de futebol medíocre feito pela nossa equipa de estimação. Também aqui quero deixar o meu contributo para aquela que, espero ser, mais uma época de grande sucesso. Para isso resolvi formar o meu plantel 07/08. Deixo-vos as minhas sugestões, espero ler as vossas.
Baliza (GK): Die Macher - esta é, sem dúvida, a posição da experiência. Procurei um jogador robusto, experiente cheio de classe.
Defesa Esquerdo(LB)/Direito(RB): Medina/Mykerinos. Ambos jogadores rápidos, com bom sentido posicional, inteligentes e com sangue na guelra. Para esta posição gosto de jogadores altos que consigam cobrir os seus postes nos cruzamentos dos lados contrários.
Centrais (CD): Imperial/Antike. Nesta posição tentei um equilíbrio entre um jogador mais forte, Imperial, e um mais rápido e elegante, Antike. Antike é mais rápido, mais versátil, Imperial revela-se mais robusto, pesado, forte, um daqueles centrais que não fazem prisioneiros. Ambos excelentes no jogo de cabeça, de fazer inveja a qualquer plantel.
Trinco (DM): Age of Steam. A formiguinha do meio campo. Trabalhador incansável, é um jogador equilibrado, muito inteligente, tem uma mentalidade forte e uma capacidade de trabalho e concentração arrebatadoras. Prevê-se que venha a ser um dos melhores do plantel para este ano. Ainda por cima ocupa uma posição estratégica no terreno e é um jogador consensual, que todos gostam de ver jogar.
Extremo Direito(RW)/Esquerdo(LW): Yspahan/Downfall of Pompeii. Ambos jogadores muito rápidos que servem muito bem os avançados. Não são concretizadores natos, são ambos excelentes municiadores de ataque. O paradigma do futebol simples.
Nº10 (AM): Liberté. Aqui está um jogador de excepção. Inteligentíssimo na forma como aborda todos os lances, é capaz de rasgos de génio quando é preciso e sempre de forma extremamente elegante e segura. É ele o elemento que aparece, sempre que a equipa dele precisa, quer a inventar soluções, a aparecer com rasgos de génio deixando os adversários, de boca aberta, pregados ao relvado, quer a praticar o mais simples e bonito futebol da actualidade. Um Maradona que melhora com a idade.
Avançados (PC): Perikles/Ys. Aqui, como no caso dos centrais, procurei uma dupla que se complementasse. Perikles num estilo mais forte, oportunista, segura muito bem os centrais adversários, muito inteligente na forma como procura espaços para, depois, fazer golos. Ys num estilo mais móvel, mais rápido, muito inteligente e elegante nas suas acções, combina muito bem, quer com o seu companheiro de ataque, quer com o nº10 da equipa, Liberté.
Para completar o plantel, escolhi, num estilo diferente, apostando num losango no meio campo em detrimento da utilização de extremos rápidos e mais ofensivos, uma outra formação que bem poderia lutar para ser campeã, também, e que será o complemento do meu plantel.
Baliza (GK): Tigris & Euphrates. Lá está, uma vez mais, a experiência e a robustez de uma posição chave em qualquer equipa. A qualidade deste não engana.
Defesa Esquerdo(LB)/Direito(RB): St. Petersburg/Samurai. Ambos jogadores muito inteligentes, devido também à sua qualidade técnica, muito bons a servir os centro campistas.
Centrais (CD): Shogun/La Citta: Dois centrai também muito fortes. Shogun mais pesado e lento, La Citta mais elegante e rápido, uma dupla que se complementa muito bem. Ambos excelentes jogadores de cabeça também.
Trinco (DM): Indonesia. Um jogador elegantíssimo mas, ao mesmo tempo, muito trabalhador. Dá tudo o que tem em campo e faz muito bem a posição 10 porque é muito criativo e desequilibrador.
Extremo Direito(RW)/Esquerdo(LW): Keythedral/Hermagor. Excelentes jogadores para este losango de meio campo. São muito equilibrados em todos os sentidos, robustos mas, ao mesmo tempo, ágeis, conferem maturidade e inteligência no meio campo ofensivo mas também defensivo. Ou seja, são bons a cobrir os espaços quando a equipa desce para tarefas defensivas.
Nº10 (AM): El Grande. Este é, provavelmente, o mais elegante jogador que eu conheço. Tem os seus dias de sorte, é verdade, mas continua a ser, apesar da idade, um belíssimo médio criativo, joga sempre de cabeça levantada, pode fazer coisas inacreditáveis quando bem servido pelos companheiros.
Avançados (PC): Pillars of the Earth e Liberté. Liberté tem sempre de fazer parte desta equipa. É um titular indiscutível ou não fora este o Maradona dos boardgames. Faz também muito bem a posição de avançado que recua para vir buscar a bola, em troca com El Grande. É um finalizador nato para além de criativo e brilhante. Pillars of the Earth é um jogador que não inventa nada, joga um futebol tradicional, clássico, made by the book, mas é inteligente, capaz de decidir uma partida sozinho, muito concentrado. Deve fazer parte de qualquer plantel.
Não existem jogadores titulares e suplentes nestas equipas, pretendo contar com todos para este ano que se adivinha difícil e muito competitivo. Lá para Janeiro, quando abrir o mercado das transferências novamente, veremos se há, ou não, ajustes neste plantel que, por agora, parece bem recheado de valores. Valores para agora e para o futuro.
Para completar o plantel, escolhi, num estilo diferente, apostando num losango no meio campo em detrimento da utilização de extremos rápidos e mais ofensivos, uma outra formação que bem poderia lutar para ser campeã, também, e que será o complemento do meu plantel.
Baliza (GK): Tigris & Euphrates. Lá está, uma vez mais, a experiência e a robustez de uma posição chave em qualquer equipa. A qualidade deste não engana.
Defesa Esquerdo(LB)/Direito(RB): St. Petersburg/Samurai. Ambos jogadores muito inteligentes, devido também à sua qualidade técnica, muito bons a servir os centro campistas.
Centrais (CD): Shogun/La Citta: Dois centrai também muito fortes. Shogun mais pesado e lento, La Citta mais elegante e rápido, uma dupla que se complementa muito bem. Ambos excelentes jogadores de cabeça também.
Trinco (DM): Indonesia. Um jogador elegantíssimo mas, ao mesmo tempo, muito trabalhador. Dá tudo o que tem em campo e faz muito bem a posição 10 porque é muito criativo e desequilibrador.
Extremo Direito(RW)/Esquerdo(LW): Keythedral/Hermagor. Excelentes jogadores para este losango de meio campo. São muito equilibrados em todos os sentidos, robustos mas, ao mesmo tempo, ágeis, conferem maturidade e inteligência no meio campo ofensivo mas também defensivo. Ou seja, são bons a cobrir os espaços quando a equipa desce para tarefas defensivas.
Nº10 (AM): El Grande. Este é, provavelmente, o mais elegante jogador que eu conheço. Tem os seus dias de sorte, é verdade, mas continua a ser, apesar da idade, um belíssimo médio criativo, joga sempre de cabeça levantada, pode fazer coisas inacreditáveis quando bem servido pelos companheiros.
Avançados (PC): Pillars of the Earth e Liberté. Liberté tem sempre de fazer parte desta equipa. É um titular indiscutível ou não fora este o Maradona dos boardgames. Faz também muito bem a posição de avançado que recua para vir buscar a bola, em troca com El Grande. É um finalizador nato para além de criativo e brilhante. Pillars of the Earth é um jogador que não inventa nada, joga um futebol tradicional, clássico, made by the book, mas é inteligente, capaz de decidir uma partida sozinho, muito concentrado. Deve fazer parte de qualquer plantel.
Não existem jogadores titulares e suplentes nestas equipas, pretendo contar com todos para este ano que se adivinha difícil e muito competitivo. Lá para Janeiro, quando abrir o mercado das transferências novamente, veremos se há, ou não, ajustes neste plantel que, por agora, parece bem recheado de valores. Valores para agora e para o futuro.


20 comentário(s):
Não paras de me surpreender Paulo. Cada post melhor que o anterior!
Boa equipa. o QUO VADIS podia ser uma alternativa forte para defesa lateral e o THEBES daria um belíssimo nº10. Também apostaria no POWER GRID para trinco, raçudo e peitudo.
@hugo
Obrigado
@costa
o Quo vadis chegou a ser hipótese para a lateral mas o Thebes não para nº 10. Falta-lhe alguma profundidade e, sem sorte, o gajo não joga nada! Ou seja, precisava de um nº 10 mais capaz de resolver o jogo sozinho.
O Power Grid daria um belíssimo trinco ou até um médio interior, no esquema de losango. Optei por não o colocar porque é mais lento que o Hermagor e o Keythedral e precisava de um homem mais rápido para chegar à linha e cruzar...
Acho que com esses avançados não vais lá.
Parabéns soledade, 5 pontos para a criatividade.
@brainstorm
Não vou lá?! No 1º esquema, servido pelo Yspahan, Pompeii e Liberté, tanto o Perikles quanto o Ys é só encostar. E depois, não duvides da capacidade do Ys. Belíssimo cabeceador, metade do jogo é escondido, ou seja, desmarca-se bem, e lida bem com qualquer defesa.
Quanto ao Perikles é aquela máquina. Inteligentíssimo na forma como ganha posição para, com alguma sorte é verdade, fazer o golo.
O Losango, no ataque, tem o Liberté e o Pillars. Meu amigo, não fazem golos?!?!?
@newrev
obrigado
Falta-te aí um avançado diferente.
Imagina o Twilight Struggle lá à frente. Traiçoeiro, capaz de jogar de costas para a baliza, mas ao mesmo tempo um finalizador nato. Forte, e simultaneamente "suave" quando o jogo a isso exige. Aguenta bem os 90 minutos e é no final dos jogos que ele se revela bem mais potente.
Não acredito que não o tenhas convocado.
Bem, para começar, fico sem palavras! Quanto mais velho melhor... a idade apruma a inteligência e a criatividade.
Adorei e mais não percebi nada :)
Amo-te (podem dizer-se estas coisas neste blog?)
Ouve lá... o neu nick não deveria ser Squirrel_Girl? Ou algo do género?
Asol... não diz nada :P
Já agora...
http://en.wikipedia.org/wiki/Squirrel_Girl
@Paulo: Ela entra no http://www.boardgamegeek.com/game/24703 ?
podem chamar quem quiserem, mas como o Cardozo não há nenhum!
Desculpem lá mas aqui o treinador de sofá discorda dalgumas opções!
A defesa parece-me sólida, mas do meio para à frente há ajustes a fazer:
1) Falta um box-to-box, um "Steven Gerrard" dos boardgames, alguém que não sabe jogar mal, está em todo o lado e marca muitos golos. Quanto a mim, Puerto Rico.
2) Os alas/extremos parecem-me fracos. O pompeia só serve para a 2a. divisão. Eu apostava nalguém mais objectivo, mais rápido e com maior criatividade: Cash'n'Guns e Hive
3)O Playmaker precisa de ser um jogador mais creativo, com mais recursos e o Liberté, ainda que apreciado por muitos e sem dúvida bom jogador é neste momento mais Rui Costa do que Káká. Para mim entra Magic: The Gathering.
4) Os pontas-de-lança apesar de bons individualmente não me parecem fazer uma boa dupla. Concordo com o Costa em relação ao Twilight Struggle mas só se for para jogar sózinho entre os centrais adversários. Para dupla preferia o Torres (o jogo, claro) e o Ingenious pois teriam um entendimento perfeito.
5) Finalmete trocava o guarda-redes, porque o Die Macher apesar de ocupar quase a baliza toda, não tem grande agilidade. Eu apostaria no Power Grid.
Equipa tipo:
GR - Power Grid
DD - Medina
DC - Imperial
DC - Lord of The Rings (o jogo colaborativo)
DE - Mykerinos ou Blue Moon City (um gajo mais alto e Dragão!)
MD - Age of Steam
Box-to-Box - Puerto Rico
10 - Magic: The Gathering
ExD - Cash'n'Guns
ExE - Hive
PL - Twilight Struggle
P.S.: Paulo, sempre em grande forma! Abraços.
Desculpem lá mas aqui o treinador de sofá discorda dalgumas opções!
A defesa parece-me sólida, mas do meio para à frente há ajustes a fazer:
1) Falta um box-to-box, um "Steven Gerrard" dos boardgames, alguém que não sabe jogar mal, está em todo o lado e marca muitos golos. Quanto a mim, Puerto Rico.
2) Os alas/extremos parecem-me fracos. O pompeia só serve para a 2a. divisão. Eu apostava nalguém mais objectivo, mais rápido e com maior criatividade: Cash'n'Guns e Hive
3)O Playmaker precisa de ser um jogador mais creativo, com mais recursos e o Liberté, ainda que apreciado por muitos e sem dúvida bom jogador é neste momento mais Rui Costa do que Káká. Para mim entra Magic: The Gathering.
4) Os pontas-de-lança apesar de bons individualmente não me parecem fazer uma boa dupla. Concordo com o Costa em relação ao Twilight Struggle mas só se for para jogar sózinho entre os centrais adversários. Para dupla preferia o Torres (o jogo, claro) e o Ingenious pois teriam um entendimento perfeito.
5) Finalmete trocava o guarda-redes, porque o Die Macher apesar de ocupar quase a baliza toda, não tem grande agilidade. Eu apostaria no Power Grid.
Equipa tipo:
GR - Power Grid
DD - Medina
DC - Imperial
DC - Antike ou Lord of The Rings (o jogo colaborativo)
DE - Mykerinos ou Blue Moon City (um gajo mais alto e Dragão!)
MD - Age of Steam
Box-to-Box - Puerto Rico
10 - Magic: The Gathering
ExD - Cash'n'Guns
ExE - Hive
PL - Twilight Struggle
P.S.: Paulo, sempre em grande forma! Abraços.
@hmocc: Eu até tinha uma boa ideia de ti... achava-te um "gajo" até simpático... mas mais um insulto destes: "Concordo com o Costa em relação ao Twilight Struggle" e terei que te mandar com uma fireball de 20 no primeiro turno :P
Quanto à opção.... eu falei de TS. Não mencionei ninguém ao lado ;)
Mea culpa, Mea Culpa!
Sorry Brainstorm! Não voltará a acontecer.
Grande dica a do TS!
Abraços!
PS.: Mil perdões pelo lapso.
@brainstorm
O TS poderia ser uma boa possibilidade mas, acho-o um pouco individualista!
@asol
Declarações de amor em blogs é coisa de rabeta!
Essa da idade tá boa... lol
(tb te amo, beijo :P)
@hugo
Este é um blog sério! Cardozo?!?! Vê lá se ele não é atropelado a atravessar a 2ª circular. :P
@hmocc
Não conheço muitos jogadores do teu plantel mas, o Puerto Rico fez parte da minha formação até quase ao final. Daria um excelente box to box, é verdade. Eu tê-lo-ia posto a jogar na posição 9/10.
Já agora... Claro que a posição 10 é muito importante, mas o Magic é um "jogador" muito caro. Penso qu etem um salário muito alto. Não digo que não é um dos melhores, que é, sem dúvida, mas o salário torna-o proibitivo.
E treinadores ?
Cada um ao seu estilo:
O Fábio Capelo aka Brainstorm... frio, calculista, joga feio... mas ganha títulos...
O Peseiro aka Soledade... joga bonito, vai até à final, mas perde... (Boa Sorting !)
O Luis Campos aka Costa... tem mercado... estilo... mas acaba a descer duas equipas de divisão...
E por fim, o Fernando Santos aka #nbs#... mal amado, falta-lhe um bocadinho assim... mais um bocadinho e era bom...
@#nbs#
lol.
Fernando Santos... tu? Tu ficas em segundo pá, não é em terceiro. :P
Para treinador teria sugerido o Here I Stand. Não é muito experiente mas tem muitos conhecimentos e diplomaticamente falando, enquanto catalisador, é perfeito. Grande treinador é o que é.
Essa do Luis Campos confesso que me ofendeu. Tratamos disso mais logo Nuno, com jeitinho (e lembro-te que não durmo há uma semana, portanto vou estar bem-disposto).
Mas voltando ao post do momento. Tenho visto por aí muitas ideias e formações possíveis, algumas quase lá, mas nenhuma verdeiramente ganhadora.
Cá vai o meu plantel:
GR: Die Macher e Colosseum;
LATERAIS: Mykerinos, St. Petersburg, Quo Vadis e Taluva;
CENTRAIS: Imperial, Shogun, La Città e Age of Steam;
TRINCOS: Antike, Power Grid e Indonésia;
ALAS: Hermagor, Arkadia, Kreta e Ys;
Nº 10: Liberté, Thebes e Puerto Rico;
AVANÇADOS: Caylus, Tigris, In the Shadow of the Emperor e Perikles
Enviar um comentário